Brasileirão 2024: Flamengo termina o ano com a melhor média de público

Rubro-Negro carioca levou mais de 900 mil pessoas ao Maracanã nesta temporada; campeão Botafogo fica fora do Top 10


Por Raphael Fernandes

23 de dezembro de 2024

Torcida do Flamengo Créditos: Nathalia Teixeira

O Brasileirão 2024 entregou tudo o que prometeu. Enquanto Botafogo e Palmeiras rivalizaram novamente pelo título, Fluminense e Athletico-PR disputaram até o fim para não cair. Paralelamente, as torcidas de Flamengo e Corinthians deram um show a cada rodada. Apesar das oscilações ao longo do torneio, isso não impediu que os clubes atraíssem milhares de torcedores aos estádios.

De acordo com o Globo Esporte, a média de público desta temporada foi de 25,7 mil pagantes por partida, totalizando 9,6 milhões de torcedores. Esse foi o segundo maior índice da história do campeonato, atrás apenas da edição de 2023, que teve média de 26,5 mil pessoas por jogo. Entre os clubes, o Flamengo foi superior pelo terceiro ano consecutivo.

Ao todo, o Rubro-Negro levou mais de 970 mil pessoas ao Maracanã e ao Mané Garrincha — onde disputou apenas uma partida, contra o Criciúma — em seus 19 jogos como mandante, alcançando uma média de 51 mil pagantes por jogo. Logo atrás temos Corinthians, São Paulo, Bahia e Fluminense. Confira o Top 15 abaixo:

As médias de público do Brasileirão
Bragantino e Cuiabá foram os clubes que tiveram a pior média de público do Brasileirão 2024 (Créditos: Globo Esporte).

Maiores médias de público do Brasileirão 2024

Além de ser o clube com a melhor média do Brasileirão 2024, o Flamengo registrou 10 dos 20 maiores públicos do torneio. Contudo, o jogo mais assistido desta edição foi Vasco x Palmeiras, pela 27ª rodada. Disputado no Mané Garrincha, em Brasília, a vitória do Verdão por 1 a 0 teve 64,8 mil pagantes. Essa partida também registrou a maior renda da temporada: R$ 7,4 milhões.

Inclusive, falando em rendas, o Palmeiras teve a segunda maior média de arrecadação de 2024, ficando atrás apenas do Flamengo. Completam o Top 5, Corinthians, São Paulo e Atlético-MG. Veja a lista abaixo:

As médias de renda do Brasileiro
Cuiabá e Bragantino foram os clubes que menos arrecadaram no Brasileirão 2024 (Créditos: Globo Esporte).