O tradicional clube espanhol Barcelona planeja investir em startups de tecnologia por meio da iniciativa Barcelona Innovation Hub (BIHUB). O atual líder da LaLiga declarou estar interessado em empresas em estágio inicial que compartilham seus “valores e paixão” pelo esporte. Em troca de uma participação acionária nas empresas, o Barça fornecerá acesso aos ativos de suas marcas. Segundo o gigante do futebol europeu, o portfólio de startups colocará o clube na vanguarda da tecnologia esportiva, ao mesmo tempo em que dará às empresas envolvidas uma plataforma de crescimento.
Os dois primeiros investimentos do Barça são na startup de acessibilidade Visualfy, que desenvolve tecnologia para ajudar pessoas com deficiências de aprendizagem a participar de eventos esportivos, e na empresa de análise de dados vestíveis Oliver, que se concentra em times amadores e regionais. “Todos devem ter acesso igual aos estádios, e a tecnologia Visualfy ajudará a tornar isso uma realidade”, disse o presidente do Barcelona, Joan Laporta.
A mudança para um envolvimento mais direto com o ecossistema de startups marca a evolução mais recente do BIHUB, que foi estabelecido em 2017 como um ecossistema de acadêmicos, estudantes, startups e investidores que beneficiariam não apenas o clube, mas a sociedade em geral.
Durante o anúncio, o Barça também citou o seu acordo com o centro de supercomputação de Barcelona como o primeiro passo para a construção de um “gêmeo digital” de seu estádio Camp Nou, que será reformado em breve. O projeto de € 1,5 bilhão (US$ 1,6 bilhão) é visto como um “catalisador” para a transformação digital do clube, com conectividade, segurança cibernética, big data e inteligência artificial entre as principais prioridades.
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