As tendências tecnológicas para o mercado esportivo em 2024

De acordo com o relatório anual da IMG, estádios inteligentes, Web 3.0 e IA estão entre as tendências tecnológicas para 2024


Por Redação

29 de dezembro de 2023

As tendências tecnológicas para o mercado esportivo em 2024 (Foto: Brina Blum / Unsplash)

Estádios inteligentes, a monetização digital do esporte feminino e uma maior maturidade da inteligência artificial (IA) e dos casos de utilização da Web 3.0 estarão entre as principais tendências tecnológicas esportivas de 2024, de acordo com o “ Relatório de Tendências Digitais” anual da IMG.

O estudo, agora no seu sexto ano, afirmou que a experiência do estádio continuaria a ser transformada por novas inovações digitais voltadas para os torcedores, bem como por tecnologias operacionais alimentadas pela Internet das Coisas (IoT) e IA.

Citando aplicações como sistemas inteligentes de aquecimento e iluminação, varejo conectado e publicidade digital, a IMG disse que os operadores de locais poderiam se beneficiar de um envolvimento mais profundo, custos indiretos mais baixos e novos fluxos de receita.

Entretanto, o crescimento exponencial do esporte feminino nos últimos 12 meses, juntamente com uma base de fãs com maior conhecimento tecnológico, significa que as propriedades femininas estão em melhor posição para capitalizar muitas das oportunidades prometidas pela transformação digital do esporte e as suas tendências de mercado.

Especificamente, este público digitalmente envolvido é extremamente atraente para os parceiros comerciais, enquanto os fãs do esporte feminino têm 20% mais probabilidade de gastar em plataformas de streaming do que no esporte masculino. Com os Jogos Olímpicos de Paris 2024 proporcionando uma plataforma global para o esporte e atletas femininos, a IMG prevê outro ano marcante.

O facto de tanto a Web 3.0 como a IA aparecerem mais uma vez na lista reflete a sua importância para a indústria esportiva e o rápido ritmo de desenvolvimento e implementação no mundo esportivo. O relatório diz que espera um 2024 mais tranquilo para a Web 3.0, agora que os especuladores e golpistas de tokens não fungíveis (NFT) saíram do mercado, mas o desenvolvimento do potencial de longo prazo das tecnologias baseadas em blockchain continuará.

A IMG diz que ficou surpresa com o ritmo de adoção da IA ​​generativa em 2023 e espera que a indústria do esporte se torne mais confortável e inventiva na forma como usa a tecnologia nos próximos 12 meses. Especificamente, a IMG prevê que as propriedades irão além da experimentação e da criação de conteúdos para desbloquear mais eficiências nas suas organizações, impulsionadas por investimentos feitos por grandes empresas tecnológicas e pioneiras no espaço, mais notavelmente OpenAI.

A IA também será utilizada para impulsionar a personalização em portfólios digitais, enquanto o relatório também prevê a ascensão do “mega influenciador”, com atletas individuais, fãs de celebridades e investidores tendo um impacto muito maior na indústria.

“A velocidade sem precedentes com que a IA abriu portas ao cenário tecnológico em 2023 inquestionavelmente nos levou a uma nova era digital”, disse Lewis Wiltshire, vice-presidente sênior e diretor administrativo de digital da IMG. “Estamos agora na era da IA, da realidade mista e do streaming.”

O relatório também argumenta que o termo “redes sociais” está agora desatualizado, com várias plataformas digitais desempenhando diferentes funções para as organizações esportivas e os seus fãs. O YouTube, embora fortemente dependente de conteúdo gerado pelo usuário, é menos uma rede social do que o X (anteriormente conhecido como Twitter), enquanto o Instagram desempenha um papel importante nas notícias, juntamente com seus recursos sociais. Em vez de adotar uma abordagem única para as mídias sociais, a IMG argumenta que as propriedades devem priorizar as plataformas em sua capacidade de atualizar, entreter, gerar receita e criar comunidades.

Na verdade, a IMG também publicou uma classificação poderosa das plataformas de terceiros mais importantes para a indústria esportiva. O TikTok lidera, à frente do YouTube, Instagram, Facebook e WhatsApp. O X renovado de Elon Musk está em sexto lugar, refletindo seu apelo cada vez menor.

“O Relatório de Tendências Digitais deste ano é a primeira vez que fazemos isso sob a nova marca IMG, o que parece adequado”, disse Wiltshire. “Estamos orgulhosos de apresentar aos detentores de direitos uma visão clara da tecnologia que eles precisam conhecer nos próximos 12 meses e orgulhosos de oferecer caminhos através deste cenário como parte da IMG, com nossa experiência digital agora no centro de a força e a escala da organização.”