Apple faz oferta para transmitir o novo Mundial de Clubes da FIFA

A Apple TV pode estar próxima de garantir um acordo bilionário pelo direito global de streaming do Mundial de Clubes da FIFA 2025


Por Redação

30 de abril de 2024

Foto de Bangyu Wang na Unsplash (Foto: Bangyu Wang / Unsplash)

A Apple TV está supostamente perto de garantir um acordo global de streaming para o novo Mundial de Clubes da FIFA, que será realizada nos EUA em 2025. De acordo com o The New York Times, a gigante da tecnologia pagará US$ 1 bilhão pelos direitos do torneio de futebol com duração de um mês. Não está claro se o acordo inclui exclusões para cobertura de sinal aberto.

Até o momento, a FIFA se recusou a comentar oficialmente as reportagens. No entanto, se confirmado, seria o primeiro grande acordo de transmissão global da Apple desde que assinou uma parceria de dez anos no valor de US$ 2,5 bilhões com a Major League Soccer (MLS).

O novo modelo do torneio mundial entre clubes tem sido uma prioridade para o órgão dirigente do futebol mundial, que espera que a inclusão de mais equipes torne a competição mais atrativa para emissoras, patrocinadores e torcedores, desbloqueando um novo e lucrativo fluxo de receitas. Além de ser um evento de aquecimento para a Copa do Mundo FIFA de 2026, que será realizada nos EUA, Canadá e México.

No entanto, o valor pelo contrato de direitos reportado é inferior a um quarto dos 4 bilhões de dólares que a FIFA esperava receber. Segundo o portal SportsPro, o motivo para isso está relacionado ao fato de que potenciais emissoras e patrocinadores foram desanimados pela falta de detalhes concretos sobre a competição.

Embora um bilhão de dólares possa parecer muito para uma competição de um mês, é um investimento estratégico para uma empresa de bilhões de dólares como a Apple, que procura direitos de transmissão globais num mercado fragmentado. O Mundial de Clubes da FIFA complementará a cobertura da MLS, trazendo para solo americano jogos significativos envolvendo os melhores times do mundo. O torneio também terá mais apelo mundial do que a MLS – mesmo contabilizando a inclusão de Lionel Messi.