Criar conteúdo durante a temporada, quando os jogos acontecem com frequência, oferece muitas oportunidades para os profissionais que cuidam das redes sociais dos clubes. Mas e na pré-temporada? Como esses times podem estender suas histórias além dos limites dos jogos?
Já se foi o tempo em que alguns destaques de partidas e entrevistas pós-jogo eram suficientes para saciar o apetite dos fãs modernos. Independentemente do esporte, cultivar uma base de torcedores verdadeiramente apaixonada exige que os clubes vão além do campo, adotando uma estratégia de conteúdo ao longo do ano que crie narrativas envolventes e adaptadas às preferências dos torcedores.
Passado, presente e futuro do clube
Os arquivos de vídeo dos clubes são um tesouro de histórias esperando para serem contadas. Reviver partidas memoráveis, jogadores lendários e grandes conquistas pode cativar novas gerações e despertar a nostalgia nos torcedores de longa data.
“Os novos fãs precisam entendem a história do clube. Os arquivos têm um papel importante. Estamos contando uma história baseada no que acontece agora, mas às vezes também recorremos aos arquivos. Isso ficou cada vez mais simples”, afirma Pierre-Olivier Bouche, diretor de mídia, programação e operações do Tottenham Hotspur.
Para atrair a Geração Z e torcedores mais jovens, os clubes podem adaptar conteúdos clássicos para formatos verticais (9:16), em plataformas como Instagram, TikTok e YouTube Shorts. Esses vídeos curtos e compartilháveis ajudam a conectar-se à próxima geração de torcedores e garantem um crescimento de longo prazo.
Ofereça a perspectiva dos jogadores
Os torcedores adoram ouvir os jogadores e saber como eles se sentiram em momentos importantes: qual foi a reação ao sofrer um gol? O que pensaram ao ver o árbitro mostrar um cartão vermelho? O que o técnico disse no intervalo?
Com a ação parada até a próxima temporada, use conteúdos antigos para criar novas perspectivas, com os jogadores destacando seus momentos favoritos e adicionando comentários únicos. Capture personalidades e reações a momentos engraçados, além de histórias dos bastidores. Quanto mais interação descontraída entre os atletas, melhor para o engajamento digital!
Promova seus talentos de casa e envolva os torcedores
A pré-temporada geralmente coincide com torneios da base, como a Copa São Paulo de Futebol Júnior. É uma oportunidade para clubes criarem conteúdos relacionados a essa competição. Se um dos seus jogadores foi campeão, celebre o feito com destaques da edição. Caso tenha um craque que está prestes a subir para o time profissional, dê aos torcedores um gostinho. Mantenha a narrativa viva com mais conteúdos de alta qualidade.
Além disso, use seu vasto catálogo para transformar espectadores passivos em usuários engajados. Acrescente enquetes e quizzes para criar experiências interativas, além de coletar dados valiosos que ajudam a entender melhor os torcedores. Esses dados permitem personalizar futuras experiências, oferecendo conteúdos, promoções e produtos adaptados às preferências dos fãs.
Além do campo
A pré-temporada é marcada por rumores de transferências, entrevistas e coletivas de imprensa. Os fãs acompanham de perto especulações sobre chegadas, saídas e novas contratações. É essencial criar conteúdos que aproveitem essa expectativa.
Entrevistas com o técnico, apresentações de novos jogadores e reações a amistosos podem gerar engajamento digital. Esteja pronto para destacar momentos inspiradores, declarações engraçadas e lideranças emocionantes.
Conclusão
No futuro, uma coisa é certa: clubes se conectam com os torcedores por meio de conteúdos. Os clubes que prosperarão são os que reconhecem o poder de narrativas bem elaboradas e utilizam tecnologias para criar histórias contínuas e cativantes.
Ninguém conhece seus torcedores melhor que você. Garanta as ferramentas certas para criar e adaptar conteúdos de maneira ágil, atendendo diferentes segmentos de fãs em todas as plataformas, obtendo mais engajamento digital.