Se você deseja se especializar em Marketing Esportivo, um dos passos é ler alguns importantes livros que falam sobre o assunto. Aqui estão oito indicações que provavelmente vão ficar na sua cabeceira.

1- A bola não entra por acaso: escrito por um dos principais responsáveis pela evolução na gestão do Barcelona, Ferran Soriano. O livro mostra um paralelo entre o mundo do futebol e o mundo corporativo que comprova o case de sucesso do marketing aplicado no futebol.

2- Marketing Futebol Clube: escrito por Luiz Claudio Zenone, o livro aborda o marketing como ferramenta de sucesso estratégica para a Indústria do Futebol.

3 -Uma Bela Jogada – 20 Anos de Marketing Esportivo: o autor João Henrique Areias traz cases de sucesso do marketing aplicado no esporte. Além disso, mostra a indústria do esporte como um todo, com exemplos de gestão para as entidades esportivas nacionais.

4- Paixão SA: Como anda o marketing do seu clube de coração?: o livro de Marcelo Guimarães aborda a gestão de marketing dos clubes com ênfase no futebol.

5- Marketing Esportivo – O esporte como ferramenta do marketing moderno: o livro escrito por Francisco Paulo de Melo Neto mostra os dois lados do marketing. Aborda fracassos e cases de sucessos dos mais variados tipos que este negócio envolve.

6- A marca da vitória: autobiografia do criador da Nike. Esse livro conta a história da lenda por trás de um dos maiores players do esporte, Phil Knight.

7- Marketing Esportivo e administração de arenas: como o próprio nome diz, aborda conceitos, técnicas e exemplos sobre os desafios e oportunidades no âmbito de gestão de arenas esportivas.

8- O Marketing entra no jogo: seleção de artigos do professor e autor Flavio Janones. Em textos simples, ele retrata o mercado de marketing esportivo no Brasil com informações, números e curiosidades. Essencial para melhorar a profissionalização da gestão do setor esportivo no país.