Dorival Jr. está há 10 meses no comando da seleção brasileira. Durante esse período, o experiente técnico de 61 anos venceu cinco partidas, empatou outras cinco e perdeu apenas uma. Um desempenho abaixo do esperado, mas compreensível, visto que o Brasil ainda não tem um esquema tático definido e está em fase de reformulação.
E quando falamos de reformulação, não estamos exagerando. Em quatro convocações, Dorival Jr. chamou 46 jogadores, onde apenas sete nomes estiveram em todas as listas: Bento, Beraldo, Danilo, Bruno Guimarães, Lucas Paquetá, Rodrygo e Endrick. Inclusive, essa rotatividade deve continuar nos próximos meses até que Dorival encontre seu grupo de confiança. Por isso, elaboramos uma lista com cinco craques valorizados no mercado que ainda não foram convocados. Confira abaixo:
5 – Samuel Lino (30 milhões de euros)
Apesar de ser atacante de origem, Samuel Lino se encontrou como ala-esquerdo no Atlético de Madrid. Em seu primeiro ano nos Colchoneros, a joia de 24 anos anotou 8 gols em 46 partidas, sendo eleito o melhor jogador do clube na temporada passada. Sabemos que o esquema favorito de Dorival Jr. na seleção brasileira é o 4-3-3, o que exigiria que Samuel tivesse mais responsabilidades defensivas. No Atlético, ele tem mais liberdade para atacar, já que Simeone gosta de jogar com três zagueiros. No entanto, é interessante ter no elenco um jogador versátil, capaz de atuar em mais de uma posição no campo.
4 – Murillo (40 milhões de euros)
Esse é um caso que precisa ser analisado mais a fundo. Destaque no Nottingham Forest, Murillo tem apenas 22 anos e vem impressionando pelo seu posicionamento, velocidade e habilidade. Tanto que o jornal Daily Mail apontou, em junho, que seis grandes clubes europeus se interessaram por seu futebol: PSG, Barcelona, Arsenal, Chelsea, Liverpool e Newcastle. Entretanto, mesmo valorizado no mercado, o zagueiro ainda não foi convocado para a seleção brasileira. Talvez sua chance venha quando se transferir para um time de maior expressão.
3 – Joelinton (40 milhões de euros)
Talvez a posição de volante seja a mais concorrida da seleção brasileira no momento. Além de André e João Gomes, Bruno Guimarães e Douglas Luiz são nomes constantes nas convocações de Dorival Jr. Outro fator que pode ter jogado contra Joelinton é a grave lesão na coxa sofrida em janeiro, que o afastou por quatro meses. Recuperado da cirurgia, o meio-campista deu a volta por cima e esteve presente em todas as partidas disputadas pelo Newcastle nesta temporada e pode, em breve, defender as cores da amarelinha novamente.
2 – Matheus Cunha (45 milhões de euros)
Não seria exagero afirmar que Matheus Cunha é o melhor atacante brasileiro em atividade na Premier League. Na temporada passada, o camisa 10 do modesto Wolverhampton fez 14 gols e deu 8 assistências em 36 partidas, desempenho que chamou a atenção de grandes clubes europeus, como Arsenal e Manchester United, que sondaram o jogador na última janela de transferências (CaughtOffside). Enquanto as ofertas não se concretizam, o atacante de 25 anos segue balançando as redes. Em oito jogos nesta temporada, já marcou três vezes.
1 – Gabriel Jesus (55 milhões de euros)
Convivendo com lesões desde o ano passado, Gabriel Jesus perdeu espaço entre os titulares do time. Em oito jogos na temporada, o craque atuou em apenas duas partidas como titular e ainda não balançou as redes nem deu assistências. Recentemente, o Palmeiras tentou repatriá-lo, mas o Arsenal não quis abrir negociações. Para Mikel Arteta, Jesus é um jogador crucial para o elenco e ainda pode ser útil em 2024. Contratado no meio de 2022 pelos Gunners, o atacante tem 19 gols e 15 assistências em 77 jogos pelo clube.