Mundo

Valor global dos direitos de mídia esportiva atinge US$ 55 bilhões

De acordo com relatório publicado pelo SportBusiness, o valor global dos direitos de mídia esportiva atingiu US$ 55 bilhões em 2022

O valor global dos direitos de mídia esportiva atingiu US$ 55,07 bilhões (R$ 288,46 bilhões) este ano e quebrará a barreira dos US$ 60 bilhões em 2024, de acordo com as conclusões do Relatório Global de Mídia publicado recentemente pelo SportBusiness. A tendência é de que os recentes acordos de direitos de mídia de alto nível, como os novos contratos de direitos domésticos da National Football League (NFL) e da Indian Premier League (IPL), impulsionem esse crescimento.

Em comparação aos US$ 54,45 bilhões registrados no ano passado, o relatório apontou um aumento de 1,1% no valor combinado dos direitos de mídia de todas as propriedades esportivas ao redor do mundo. A previsão do SportBusiness é de que o total global permaneça relativamente estável em 2023 – subindo apenas 0,3%, para US$ 55,24 bilhões – antes de saltar 10,2% para atingir US$ 60,9 bilhões em 2024.

Os acordos domésticos de peso para a NFL e a IPL começarão no próximo ano, enquanto os acordos para as Olimpíadas de Paris 2024 contribuem para o salto previsto neste ano. O novo relatório do SportBusiness adotou uma metodologia refinada para refletir com mais precisão como a receita é obtida por eventos bienais e quadrienais, alocando sua receita de direitos de transmissão para o ano específico em que o evento ocorre.

No início de 2021, a NFL assinou um conjunto de cinco contratos de direitos domésticos com a NBC Sports, ViacomCBS, Fox Sports, ESPN e Amazon, de 2023 a 2033, que valem coletivamente mais de US$ 110 bilhões. Atualmente, cerca de 97% da receita de direitos de mídia da NFL vem de seu mercado doméstico. Os novos acordos solidificam a posição dos EUA como o mercado de direitos esportivos mais valioso do mundo, com US$ 24,85 bilhões em 2022, de acordo com o relatório.

Atualmente, a Índia está na décima posição, com um valor combinado de direitos de mídia de US$ 1,2 bilhão. No entanto, a venda de direitos domésticos de IPL de 2023 a 2027 ajudará a aumentar o valor total derivado do mercado indiano. O Reino Unido é o segundo maior mercado de direitos esportivos do mundo, gerando US$ 4,75 bilhões em 2022, enquanto os países nórdicos são claramente a região que mais cresce no top 10.

Com um aumento de 24,8%, o golfe mostra a maior porcentagem de crescimento de todos os esportes em valor global de direitos de mídia, atingindo US$ 1,32 bilhão em 2022. O futebol continua sendo o líder absoluto (US$ 21,85 bilhões) à frente do futebol americano (US$ 8,49 bilhões). O Relatório Global de Mídia de 2022 detalha o mercado internacional de direitos de transmissão por esporte, propriedade e território, ilustrando em detalhes a recuperação da indústria esportiva da pandemia global.

Artigos Recentes

BePass: a tecnologia por trás da nova era nos estádios

Nesta edição do Sport Insider Review, vamos falar da BePass, startup brasileira que se consolidou…

% dias atrás

Big3: entenda o novo modelo da liga de basquete 3×3

Liga criada pelo rapper Ice Cube está em transição para um modelo baseado em localização…

% dias atrás

Como o Golden State Warriors se tornou uma franquia de US$ 9,14 bilhões

Transformação histórica combina sucesso esportivo, nova arena bilionária e domínio comercial, colocando os Warriors entre…

% dias atrás

A nova cara da NFL: ousadia, inclusão e expansão global

Com uma abordagem “helmets-off” e aposta em causas sociais, a NFL amplia sua audiência entre…

% dias atrás

Fórmula 1 quer revolucionar sua presença no mercado de apostas

Com novo foco no mercado de betting, categoria quer transformar dados em novas experiências de…

% dias atrás

Netflix cresce acima do mercado e reforça estratégia de esportes ao vivo

Com resultados acima das expectativas e investimentos em eventos esportivos de grande audiência, a Netflix…

% dias atrás