Mercado

UFC está perto de fechar renovação bilionária com a ESPN

Apesar do futuro acordo, o Ultimate segue aberto a outros parceiros de transmissão; Amazon, Netflix, Warner Bros. Discovery e YouTube estão entre os principais interessados.

O UFC está próximo de renovar seu contrato com a ESPN por um valor histórico. Segundo o site Bloomberg, o novo acordo de 10 anos pode chegar a US$ 1 bilhão (R$ 5,8 bilhões) anuais, sendo mais que o dobro do contrato anterior. As negociações começaram em janeiro e devem ser concluídas até abril.

Parceira do UFC desde 2019, a ESPN ajudou a organização a alcançar novos patamares, legitimando o MMA como esporte e reduzindo a resistência de patrocinadores em se associarem à marca. No entanto, assim como outras grandes ligas esportivas dos Estados Unidos têm dividido seus direitos de mídia entre várias plataformas, o Ultimate continua aberto a ter vários parceiros, como salientou Mark Shapiro, presidente e diretor de operações da Endeavor e da TKO Group, durante o evento Leaders Week em Londres.

“Vemos um futuro de longo prazo com a ESPN e a Walt Disney Company. Não queremos sair, mas uma parceria exige alinhamento de interesses, e precisamos garantir que o acordo seja o ideal. Se não chegarmos a um consenso sobre o valor do nosso produto, conversaremos com outros. Assim como aconteceu com a Netflix e a WWE, sabemos que há uma fila de interessados no poder do UFC”, afirmou Shapiro.

Por que o UFC quer seguir os passos da WWE?

Presidentes da WWE e UFCPresidentes da WWE e UFC
Em 2023, a WWE e o UFC se uniram para criar uma empresa de entretenimento esportivo avaliada em incríveis R$ 108,28 bilhões, na cotação da época. (Créditos: TKO).

No início de 2023, a Netflix adquiriu os direitos de transmissão da WWE por US$ 5 bilhões (R$ 28,8 bilhões). No entanto, programas como SmackDown e NXT continuam sendo exibidos nos Estados Unidos pela USA Network e The CW Network, respectivamente, enquanto os Premium Live Events — eventos especiais mensais — seguem sendo transmitidos pelo serviço de streaming Peacock.

Inspirado nesse modelo de distribuição de sucesso, o UFC quer adotar uma estratégia semelhante, expandindo sua base de fãs nos Estados Unidos e, ao mesmo tempo, alcançando novos mercados internacionais. Mark Shapiro e o CEO Ari Emanuel lideram as negociações e acreditam que há pelo menos quatro ou cinco compradores em potencial para os direitos de transmissão. Segundo o Bloomberg, Amazon, Netflix, Warner Bros. Discovery e YouTube estão entre os principais interessados, com a gigante do streaming levando vantagem devido à sua parceria com a TKO por meio da WWE.

Onde o UFC é exibido no Brasil?

No início da década de 2010, o UFC chegou a ser exibido pela Rede Globo com narração de Gavão Bueno (Créditos: Rede Globo)

Atualmente, o UFC não está disponível em nenhum serviço de streaming no Brasil. No entanto, os eventos podem ser assistidos pelo aplicativo UFC Fight Pass, que oferece planos entre R$ 29,90 e R$ 298,80 para os assinantes. Por isso, um possível acordo com outra plataforma poderia ser vantajoso para o Ultimate, pois ampliaria as opções para os fãs brasileiros, além do app.

Artigos Recentes

SIR #32: PSG – do fracasso ao estrelato

Nesta edição do Sport Insider Review, vamos falar do Paris Saint-Germain. Comandado por Luis Enrique,…

% dias atrás

As transferências mais lucrativas da temporada atual

Kylian Mbappé lidera a lista de jogadores com maior potencial de valorização após transferências recentes,…

% dias atrás

Propriedade multiclubes na Espanha: estratégias e impactos

A propriedade multiclubes está transformando o cenário do futebol espanhol, oferecendo novas oportunidades estratégicas e…

% dias atrás

Todo mundo está assistindo a esportes femininos, mas por que não apostam nelas?

Se as apostas construíram o fã de esportes moderno, por que estamos deixando metade do…

% dias atrás

Los Angeles 2028: cerimônia de abertura promete inovação

A cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028 será dividida entre dois…

% dias atrás

Novas ligas femininas estão revolucionando uniformes esportivos

Equipes de basquete, hóquei e futebol feminino estão criando identidades visuais únicas que combinam performance…

% dias atrás