Abertura do evento teve Tite, Sampaoli e Fernando Diniz, além de dirigentes do Barcelona e da Federação Inglesa de Futebol
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) realiza ao longo desta semana, em sua sede no Rio de Janeiro, o evento Somos Futebol 2019, a 3ª edição da Semana de Evolução do Futebol Brasileiro. O congresso, que teve início na segunda-feira (22/04) e vai até sexta (26).
Com palestras e debates de técnicos, gestores, árbitros, ex-atletas, profissionais de comunicação e marketing e outros especialistas dos mercados nacional e internacional, o evento tem o objetivo de apresentar casos de sucesso e estudar caminhos para o desenvolvimento do futebol.
“O permanente desenvolvimento do futebol brasileiro precisa ser abordado de forma integral. Por isso, teremos aqui profissionais do mundo todo, de dentro e de fora do campo, debatendo e colaborando com suas experiências. O Somos Futebol se consolida em sua terceira edição, contando com o reconhecimento e o apoio da FIFA como parte do calendário internacional de eventos esportivos”, destacou o Presidente da CBF, Rogério Caboclo.
A abertura do evento, na segunda-feira, contou com um debate sobre esquemas táticos na parte da manhã, que reuniu os treinadores da Seleção Brasileira, Tite, do Santos, o argentino Jorge Sampaoli, e do Fluminense, Fernando Diniz.
Cada um deles falou individualmente. E depois, os três treinadores participaram de uma mesa redonda no palco do Somos Futebol, mediada pela apresentadora Vanessa Riche e o jornalista Marcelo Barreto. Tite, Jorge Sampaoli e Fernando Diniz reponderam perguntas enviadas por espectadores nas redes sociais da CBF.
Já na parte da tarde, um debate sobre formação de novos talentos para o futebol reuniu no palco do Somos Futebol 2019 o ex-jogador Branco, coordenador das categorias de base da CBF; Paulo Bracks, que tem o mesmo cargo no América-MG; Isaac Guerero, diretor técnico de metodologia do Barcelona; e Andrew Mark Williams, consultor da The F.A. (Federação Inglesa de Futebol).
“Esse evento me parece um grande acerto da CBF. O futebol precisa de formação continuada, de técnicos e gestores preparados, e um seminário como esse contribui muito para a circulação do conhecimento. Para mim, que sou do Barcelona e sei de toda a relação do clube com o país, foi uma honra estar na casa do futebol brasileiro”, disse Isaac Guerrero, do Barcelona.
Paulo Bracks, do América-MG, que vive uma realidade completamente oposta a de seu colega do Barcelona, falou um pouco sobre as dificuldades que encontra no seu dia a dia. Ele destacou a responsabilidade que o clube assume ao, muitas vezes, tirar uma crianças de sua terra natal e do convívio com a família, num momento de vida em que o jovem precisa decidir se quer buscar a carreira de jogador de futebol profissional. Tudo isso em meio à esperança que as famílias depositam em seus filhos, questões legislativas e a pressão precoce por resultados.
“Vários gestores de base presentes, muito conteúdo nos debates, creio que tenha sido um evento muito bom. Tivemos nesse painel dois cases de sucesso, que são o Barcelona e as categorias de base da Inglaterra, o que contribui para que o Brasil volte a trilhar o seu caminho de sucesso”, disse Bracks.
Em termos de categorias de base, a Inglaterra é o país do momento no futebol. Há dois anos, nos Mundiais Sub-17 e Sub-20, os ingleses se sagraram campeões. Com equipes muito bem organizadas e jogadores de qualidade. De acordo com Andrew Mark Williams, isso é fruto de um trabalho que começa ainda nos clubes, com crianças de menos de dez anos de idade. E que elevou o tempo de treino acumulado do atleta inglês nos últimos anos.
“O futebol evolui e por isso é preciso estar sempre aprendendo, trocando ideias. Ouvir um pouco o que outros países estão fazendo e trazer para a cultura do Brasil, que tem muita matéria prima e uma bela história no futebol, certamente vai contribuir para o futuro do esporte”, disse Andrew Mark Williams.
O futebol brasileiro voltou a figurar entre os melhores do mundo — desta vez, debaixo…
Bloqueios de streaming, timing ruim e uma mentalidade de distribuição ultrapassada estão atrasando o esporte;…
Dividido em duas noites, o maior evento de luta livre do mundo fará sua estreia…
Franquias receberam autorização da liga para operar no mercado brasileiro; dupla se junta a Miami…
Após dominar as arquibancadas no Catar e nos EUA, torcida argentina promete transformar o novo…
Uma análise dos impactos após um ano e meio do craque argentino, Lionel Messi, no…