Publicidade virtual chega aos gramados da Serie A

Junto com o ISG, Serie A da Itália mostrará publicidades virtuais em todas as 380 partidas pela primeira vez nesta temporada.


Por Guilherme Gandelman

27 de outubro de 2021

A Serie A da Itália mostrará publicidades virtuais em todas as 380 partidas pela primeira vez nesta temporada, depois que o Interregional Sports Group, a agência que detém os direitos no exterior do inventário virtual da liga, se reuniu com a empresa especializada em tecnologia Supponor para desenvolver uma nova solução baseada em software de baixo custo.

A nova solução foi apoiada pelo IA, que o executivo-chefe da alega Serie A, Luigi de Servo, descreveu como um “primeiro mundo real”, será operada fora do novo Centro Internacional de Transmissão da Serie A em Milão, Itália, e permitirá que a liga implante remotamente tapetes de metas virtuais, publicidade virtual do perímetro, tapetes de círculos virtuais, publicidade de bancos virtuais/escavação e alguns ativos virtuais adicionais sob medida em todas as 380 partidas do campeonato por temporada.

A tecnologia de exibição virtual permite que os logotipos do patrocinador sejam sobrepostos à cobertura de TV esportiva, permitindo que os detentores de direitos expandam seu estoque comercial, diferenciem o marketing para territórios de transmissão definidos e potencialmente vendam os mesmos ativos várias vezes. No entanto, os custos proibitivos impediram anteriormente ligas como a Serie A de implantar a tecnologia em todos os jogos, exceto os de alto nível.

O ISG, que renovou um contrato de compra de direitos de três anos com a Série A em agosto, para operar e vender estoque virtual internacional para a liga, já havia implantado sua própria solução de publicidade virtual, mas apenas nas partidas em que fazia sentido comercial faça isso.

Enquanto isso, uma solução anterior de publicidade virtual da Supponor exigia dispendiosas placas com fio em estádios e hardware adicional para ser conectado às câmeras, com sistemas custando até € 1 milhão (US $ 1,2 milhão) em alguns casos.

Um porta-voz do ISG disse que o novo sistema “Supponor AIR” remove este requisito de hardware e será operado remotamente a partir do IBC Serie A, permitindo que a tecnologia seja implantada em partidas menos atraentes onde a economia agora se acumulará. A SportBusiness entende que a solução também permite que a publicidade virtual seja implantada sobre as soluções existentes de LED com fio em estádios, permitindo que as equipes continuem a implantar esses ativos.

Os avanços na tecnologia Supponor são considerados como tendo surgido depois que o ISG financiou os estágios finais de seu desenvolvimento. Embora o ISG tenha se descrito anteriormente como um “agnóstico em tecnologia”, ele tem um relacionamento próximo com a Supponor, com as empresas tendo parceria em uma série de projetos esportivos desde que o ISG foi fundado há dez anos. O ISG também possui uma participação acionária na Supponor.

Simon Burgess, executivo-chefe adjunto da ISG, disse: “Esta profunda parceria colaborativa com a Supponor na otimização e implantação desta tecnologia avançada nos permitiu alcançar o que seria impensável e impossível há menos de 12 meses.”

Conforme relatado anteriormente pela SportBusiness, o último acordo do ISG com a Série A foi expandido para fornecer aos clubes um inventário virtual adicional para se venderem, desde que os negócios não se sobreponham ao programa de marketing central da liga.

A publicidade virtual é de suma importância para a liga e seus clubes, devido à proibição de patrocínios de jogos de azar na Itália e ao fato de o patrocinador titular da liga, TIM, estar interessado apenas em ativar na Itália.

Na semana passada, o clube da Série A, Fiorentina, fechou um acordo com a marca de jogos OlyBet para se tornar o ‘Parceiro Oficial de Apostas Regional’ da equipe na Europa. A marca OlyBet estará visível nas transmissões dos jogos em casa do clube na Europa por meio de tecnologia de publicidade virtual, que a colocará em painéis de LED.

Luigi de Servo, executivo-chefe da Lega Serie A, disse: “Esta é a primeira vez no mundo real, pois lançamos um dos centros de transmissão mais avançados do mundo, e como a Serie A continua o desenvolvimento de sua divisão de mídia … Nós construímos sobre nossos seis anteriores anos de parceria de sucesso com o ISG; lançando o projeto de mídia virtual mais empolgante e ambicioso da história da radiodifusão.

“Esta iniciativa abre o potencial para todos os 20 clubes da nossa liga, gerando oportunidades comerciais em diferentes mercados e regiões em todo o mundo. Estamos confiantes de que o ISG e a Lega Serie A continuarão sua forte união por muitos anos mais ”.