Notícias

Mito ou verdade: patrocinar um time gera rejeição dos torcedores rivais?

Pesquisa IBOPE Repucom indica que apenas 10% dos brasileiros “muito provavelmente” não comprariam produtos de patrocinadores de outros clubes

A área de patrocínio no futebol é uma realidade há décadas, assim como em outros esportes. E um segmento no qual muitos profissionais de marketing e publicidade desejam trabalhar. Mas sempre tem uma dúvida pairando no ramo: se uma empresa apoia um clube, ela corre risco de ser rejeitada pelos torcedores dos rivais?

Esse é um tema recorrente desde a faculdade e que segue sendo debatido no mercado, com uma preocupação legítima de que um acordo de patrocínio possa acabar sendo prejudicial à imagem e ao desempenho da empresa na sua área de atuação.

Pesquisa do IBOPE sobre patrocínio no futebol

No entanto, um estudo feito pelo IBOPE Repucom mostra que não é preciso se preocupar. O número de pessoas que não adquirem produtos de determinadas marcas só porque elas são patrocinadoras de clubes rivais é bem menor do que muita gente imagina.

O levantamento mapeia os hábitos de consumo, preferências e comportamentos do torcedor brasileiro, com um universo de cerca de 80 milhões de internautas. E desse total, somente 10% não comprariam itens de empresas patrocinadoras de outros clubes. Ou seja, um a cada 10 consumidores.

Outro dado interessante do estudo mostra que pode, sim, valer a pena investir no patrocínio esportivo. A pesquisa aponta que 60% dos entrevistados disseram estar mais inclinados a adquirirem itens de quem investe no esporte.

Claro, não é simples patrocinar. É preciso fazer um planejamento detalhado, traçar metas e realizar ativações que ajudem a aumentar o awareness da marca junto ao público-alvo. No entanto, se o trabalho for bem feito, é bem provável que os resultados sejam positivos.

Estudo da Golden Goal

Quer entender mais sobre o assunto? Confira o especial “Por Que Patrocinar?”, da Golden Goal

Artigos Recentes

João Ricardo, do Fortaleza, aparece entre os 10 melhores goleiros do mundo

O futebol brasileiro voltou a figurar entre os melhores do mundo — desta vez, debaixo…

% dias atrás

O tênis está escondendo seus astros. Por quê?

Bloqueios de streaming, timing ruim e uma mentalidade de distribuição ultrapassada estão atrasando o esporte;…

% dias atrás

WrestleMania 41: saiba tudo sobre o evento

Dividido em duas noites, o maior evento de luta livre do mundo fará sua estreia…

% dias atrás

NFL: Detroit Lions e Philadelphia Eagles devem promover ativações em breve no Brasil

Franquias receberam autorização da liga para operar no mercado brasileiro; dupla se junta a Miami…

% dias atrás

A invasão argentina no Super Mundial de Clubes

Após dominar as arquibancadas no Catar e nos EUA, torcida argentina promete transformar o novo…

% dias atrás

Messi na MLS: um ícone global no futebol estadunidense

Uma análise dos impactos após um ano e meio do craque argentino, Lionel Messi, no…

% dias atrás