Relatório de impacto econômico conclui que os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos podem gerar até 12 bilhões de dólares para a região de Paris
Um novo relatório de impacto econômico realizado pelo Centre de Droit et d’Economie du Sport concluiu que os Jogos de Paris 2024 podem gerar até 11,145 bilhões de euros (R$ 61 bilhões) para a região de Paris ao longo de um cronograma de 17 anos, entre 2018 e 2034, abrangendo tanto a fase de planejamento quanto o período de legado após o evento.
Este valor foi descrito como um cenário “elevado” – ou o melhor cenário possível – e tem em conta receitas de 3,56 bilhões de euros geradas através do turismo, 3 bilhões de euros provenientes das construções e 4,58 bilhões de euros em atividade econômica resultante da organização do evento.
Uma estimativa “média” projetava que Paris 2024 terá um impacto econômico de cerca de 9 bilhões de euros (R$ 4,9 bilhões), enquanto um cenário “baixo” prevê que 6,7 bilhões de euros (R$ 37 bilhões) serão gerados pelo evento.
Por sua vez, além das receitas de patrocínio, o comitê organizador de Paris 2024 espera gerar 1,4 bilhões de euros (R$ 8,3 bilhões) com receitas de bilhetes, incluindo vendas de hospitalidade, que estão a ser geridas centralmente pela primeira vez pela On Location, propriedade da Endeavor.
O comitê organizador de Paris 2024 atingiu 99 por cento da sua meta revista de receitas de patrocínio e continua confiante em alcançar o seu objetivo de 1,24 bilhões de euros (R$ 6,88 bilhões) antes do início dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos.
O objetivo original de Paris 2024 era entregar 1,1 bilhões de euros em receitas de patrocínio interno, mas esse valor foi aumentado em mais 100 milhões de euros em 2022, quando o orçamento do comitê organizador para o evento aumentou em dez por cento para 4,38 bilhões de euros (R$ 24,2 bilhões).
Quase 80 empresas fazem parte do programa de patrocínio nacional para Paris 2024, que conta com empresas como a cadeia de hotéis Accor, a gigante de bens de luxo LVMH e a empresa de telecomunicações Orange entre sete parceiros premium, alguns dos quais pagam mais de 100 milhões de euros pelos seus negócios.
A categoria de parceiros oficiais inclui empresas como Air France, Cisco, Decathlon e PWC, enquanto há também uma mistura de marcas globais e locais no nível de apoiadores oficiais.
Falando a membros da mídia durante uma mesa redonda, o presidente-executivo do Paris 2024, Etienne Thobois, disse que o foco agora está em garantir “o último por cento”, que ele descreveu como “o mais complicado”.
“Ainda estamos buscando o último [por cento], mas acredito que vamos alcançá-lo”, disse ele. “Ao alcançá-lo, talvez devêssemos obter alguns milhões a mais [do que a meta]. É provavelmente dez vezes maior que qualquer programa de patrocínio na França antes das Olimpíadas de Paris 2024. Olhando para o panorama econômico, acredito que é uma conquista fantástica. E o que é fantástico é a forma como esses parceiros abraçaram os objetivos globais da estratégia e se comprometeram a ajudar-nos na concretização, no envolvimento e na conquista desses objetivos globais.”
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