NFL e NFLPA entram no cenário de NFTs em acordo com Dapper Labs

O acordo visa impulsionar o engajamento dos fãs, permitindo que estes colecionem momentos das melhores jogadas da temporada usando a tecnologia da Dapper Labs.


Por Thiago Dias

25 de outubro de 2021

A Liga Nacional de Futebol Americano (NFL) e a Associação Nacional de Jogadores de Futebol Americano (NFLPA) fizeram uma grande mudança no ecossistema do token não fungível (NFT) ao firmar uma parceria com a Dapper Labs, os desenvolvedores da NBA Top Shot sediados no Canadá.

Os fãs terão a chance de colecionar algumas das melhores jogadas da história da NFL. Além disso, os clientes também terão a possibilidade de comprar, exibir, vender ou negociar qualquer um de seus momentos em um mercado dedicado na plataforma de blockchain da Dapper Labs Flow.

“Estamos entusiasmados com a parceria com a Dapper Labs em seu lançamento de vídeos digitais colecionáveis da NFL”, disse Joe Ruggiero, vice-presidente sênior de produtos de consumo da NFL. “Acreditamos que a tecnologia blockchain tem grande potencial para melhorar a experiência dos fãs da NFL no futuro e estamos entusiasmados em ter a Dapper Labs como um de nossos primeiros colaboradores na exploração deste espaço emergente”.

OneTeam Partners, o parceiro de licenciamento do grupo da Associação de Jogadores da NFL liderando seus negócios de mídia digital, facilitou o novo acordo em colaboração com todas as partes.

Os termos não foram divulgados. Mas se acredita que tanto a NFL quanto a NFLPA terão equidade nos Dapper Labs sediados em Vancouver, assim como participarão das receitas de vendas primárias e secundárias das NFTs.

Espera-se que os produtos colecionáveis digitais estejam disponíveis no final deste ano.

A mudança segue uma parceria recentemente anunciada entre a Dapper Labs e a LaLiga, do futebol espanhol, que está programada para começar em junho de 2022.

Espera-se que ambos os negócios mantenham o ímpeto da Dapper Labs, com suas vendas de NFTs de basquete tendo caído consideravelmente nos últimos meses, após um período de pico em março.

Mas dado o grande destaque e popularidade da NFL, que é de longe a programação mais assistida na televisão americana, este acordo poderia potencialmente fazer mais do que avançar as NFTs relacionadas ao esporte do que qualquer movimento individual no espaço até o momento.

A Dapper Labs concluiu recentemente uma rodada de captação de US$ 250 milhões. A nova rodada vem após uma infusão de US$305 milhões há apenas seis meses, foi liderada pela empresa de investimentos Coatue, focada em tecnologia, juntamente com uma mistura de investidores anteriores e novos, como a a16z, Version One Ventures, o fundo soberano de Singapura GIC, e a Bond, empresa dirigida pela ex-analista de Wall Street, Mary Meeker.