Não é só a CazéTV: como o YouTube redefiniu o cenário esportivo com novos players

Por Raphael Fernandes e Rodrigo Capelo 19/08/2025 | 08h00
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Foto: IA

 

Se fosse emissora de televisão aberta, o YouTube seria hoje vice-líder de audiência no mercado brasileiro. Atrás da Globo e na frente de Record, SBT e Bandeirantes, quando considerados televisores e celulares, segundo o Kantar Ibope Media.

 

Por que não considerar a plataforma do Google entre tais canais, afinal? Ela é gratuita, exibe intervalos comerciais durante a programação e está ligada direto aos aparelhos, lineares ou móveis, graças à expansão da internet de fibra ótica ou 5G.

 

A posição de destaque do YouTube é tamanha que, agora mesmo, a empresa acaba de redefinir indiretamente o cenário de direitos e conteúdos esportivos no Brasil.

 

A CazéTV é a referência mais citada entre mídias especializadas no esporte com atuação voltada para a plataforma, mas já não é a única. N Sports, XSports, SportyNet e Goat são nomes relativamente novos, integrantes desse ambiente.

 

Até mesmo Globo e Disney — que possuem plataformas próprias e teoricamente não se beneficiariam ao fortalecer um concorrente com conteúdo delas — repensaram suas estratégias digitais para reforçar a presença no YouTube.

 

O Sport Insider traça, a seguir, um breve perfil de cada uma dessas empresas.

 

Globo (ge TV)

A Globo reforçará a programação do ge TV (6,4 milhões de inscritos) com a transmissão de eventos esportivos dos quais a emissora comprou os direitos, inclusive Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e seleção brasileira.

 

Jornalistas foram puxados da concorrência para integrar a equipe. A apresentadora Mariana Spinelli (ex-ESPN), o narrador Jorge Iggor (ex-TNT) e os comentaristas Luana Maluf (ex-Desimpedidos) e Bruno Formiga (ex-TNT) já foram confirmados.

 

Esses profissionais estão liberados para fazer publicidade individual, prática incomum no esporte da Globo. Formiga, por exemplo, foi anunciado garoto-propaganda da Esportes da Sorte ao mesmo tempo em que informava a troca de emprego.

 

A Globo ainda tem a liderança de Fred nesse ambiente. Atual apresentador do Globo Esporte, o influenciador passou pelo Big Brother Brasil e começou no Desimpedidos.

 

ESPN

O canal da ESPN Brasil no YouTube tem 7,1 milhões de inscritos. A mais recente contratação é do repórter André Hernan, que tem passagens por Globo e NWB.

 

A marca esportiva da Disney ainda não definiu quais direitos de transmissão dedicará à plataforma de vídeos. Sabe-se, por enquanto, quais programas puxam a sua audiência: “Futebol no Mundo” (sobre futebol europeu), “Habla Comigo!” (de entrevistas), além de pré e pós-jogos, compactos e melhores momentos.

 

CazéTV

Com 22 milhões de inscritos, a CazéTV é de propriedade da agência Livemode. O canal surgiu no YouTube e hoje também tem parceria com Disney Plus e Prime Video, o que permite aos assinantes assistir aos conteúdos, incluindo eventos ao vivo.

 

Seus principais nomes vêm do Esporte Interativo, criado duas décadas atrás, por meio da TopSports, pelos mesmos executivos que hoje comandam a Livemode.

 

O canal leva o nome e tem a apresentação de Casimiro. Luís Felipe Freitas, Luiz Alano, Guilherme Beltrão e Rafael Oliveira são destaques, além dos humoristas Diogo Defante e Marcelo Adnet e das jornalistas Bárbara Coelho e Fernanda Gentil.

 

A CazéTV se beneficia dos múltiplos papéis que a Livemode assumiu no mercado esportivo. A agência é a responsável por vender direitos de transmissão para clientes como Fifa, Federação Paulista de Futebol (FPF) e Liga Forte União (LFU). Coincidência ou não, todos esses torneios acabam transmitidos no próprio canal.

 

Foto: Marcelo Poli/Divulgação

 

XSports

Recém-lançada, a XSports tem apenas 7 mil inscritos no YouTube. A marca pertence ao Grupo Kalunga, da varejista de materiais escolares e de escritório, e foi criada para se portar como um canal 24 horas de conteúdo esportivo.

 

A empresa optou por ocupar o prédio construído por Assis Chateaubriand, pioneiro da televisão no Brasil, um dia já preenchido pela equipe da MTV. Na rede aberta linear, é possível sintonizá-la na frequência que também foi da Music Television no Brasil.

 

A XSports contratou jornalistas consagrados, como Milton Leite, Álvaro José e Mauro Beting. O influenciador Bira (ex-Desimpedidos) e o ex-jogador Cristian (ex-Corinthians e ex-Flamengo) são apostas para diversificar as transmissões.

 

O canal começa já com uma lista numerosa de direitos de transmissão. A Disney sublicenciou para a XSports os direitos de Premier League, Bundesliga, LaLiga e Serie A, entre outras competições europeias de primeira prateleira.

 

N Sports

Hoje com quase 600 mil inscritos no YouTube, a N Sports foi fundada pelo Grupo Tellescom e teve seu foco voltado para o esporte olímpico por vários anos. Recentemente, após a entrada de novos sócios, a sua operação foi relançada com nova marca e novo posicionamento junto ao mercado esportivo.

 

A maioria desses sócios é oriunda da Goat. São eles André Barros (fundador dos Desimpedidos), o comunicador Antônio Tabet, o advogado Marcos Motta, o publicitário Edinho Potsch, o gestor André Argolo e o consultor Gustavo Hazan. Depois deles, foi anunciada a entrada na sociedade de Galvão Bueno.

 

A N Sports detém os direitos da Série B brasileira, de campeonatos estaduais e de torneios europeus. De seus estúdios são produzidos conteúdos do Desimpedidos e programações próprias, com os influenciadores Chico Pedrotti, Gabi Martins e Negueritmo. O Sport Insider é parceiro do canal na produção de seu videocast.

 

Goat

O Goat (4,5 milhões de inscritos) mudou de propriedade. Com a saída de grande parte de seus sócios, a empresa passou a ter como único dono Ricardo Taves.

 

O principal nome de seu casting é o apresentador e humorista Magno Navarro. Já entre suas competições de destaque estão os Campeonatos Saudita e Japonês.

 

SportyNet

O SportyNet tem 600 mil inscritos, mas o torcedor talvez estranhe o nome. O motivo: o canal antes se chamava Nosso Futebol. Adquirido pela casa de apostas SportyBet, ele passou a fazer parte desse grupo de empresas e foi rebatizado.

 

Companhias do ramo não estão liberadas para comprar direitos de transmissão no Brasil, mas a SportyBet alega que os ativos são comercializados por meio da empresa Blac Jogos Ltda. Assim, estaria configurada uma parceria como a que a Globo mantém com o grupo MGM, de Las Vegas, segundo entendimento da SportyBet.

 

Além dos direitos de torneios como Série B e Série C, Campeonato Mexicano, Copa da Itália e Copa da França, o canal tem entre seus conteúdos um programa de pré e pós-jogo, de Felipe Solari, e um para resenha, com Matheus Raymundo.

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