Copa de Clubes turbina audiência da Globo na TV aberta; veja os números

Por Raphael Fernandes e Rodrigo Capelo 11/07/2025 | 08h00
Compartilhe esse conteúdo

Foto: Gilvan de Souza/FIamengo

 

A grade da emissora de televisão funciona como uma corrida de bastão. O programa recebe do antecessor a audiência em determinado patamar, melhora ou piora o índice, de acordo com a receptividade do conteúdo perante o público, e entrega a audiência para o próximo programa. Não se pensa a programação isoladamente.

 

É aí que a Copa do Mundo de Clubes causa seu maior benefício à Globo na rede aberta. Por colocá-lo em horários incomuns, ela multiplica o efeito do futebol.

 

Na quarta-feira (9), o Paris Saint-Germain despachou o Real Madrid por 4 a 0. No Kantar Ibope, o canal registrou 22 pontos e 40% de share em São Paulo. A reprise da novela “A Viagem”, transmitida na sequência do jogo entre estrangeiros, bateu recorde de audiência, com 21 pontos. O público seguiu ligado.

 

O mesmo efeito havia acontecido no dia anterior, terça (8). O Fluminense perdeu para o Chelsea por 2 a 0. A Globo marcou 19 pontos e 38% de share em São Paulo — mesmo sem ter um time paulista em campo. A reprise da novela bateu 20 pontos.

 

Ao retroceder mais um dia, percebe-se a diferença. Na segunda (7), a Globo fez apenas 10 pontos com a reprise do filme “Você de Novo”, na mesma faixa de horário, durante a tarde. A novela teve de elevar o Ibope para os 17 pontos, para que então o canal subisse seus números a seguir, com a chegada do horário nobre, pela noite.

 

Esse é o principal efeito de competição tão atípica quanto grandiosa, como a Copa do Mundo. Atípica, ela abre exceções na grade da emissora. Convenhamos, nenhuma competição nacional ou continental teria transmissões quando bem quisesse na grade. Grandiosa, ela prende a atenção de torcedores fanáticos e casuais, apoiadores ou secadores dos times em campo, até mesmo quando não há brasileiros.

 

Foto: Marcelo Gonçalves/Fluminense

 

As cinco maiores audiências em SP

Palmeiras, Palmeiras, Palmeiras, obviamente. Mas não apenas. A vitória do PSG na semifinal e a eliminação do Flamengo para o Bayern de Munique também se destacaram em São Paulo — até mais do que Palmeiras x Porto na fase de grupos.

 

A lista está ordenada de acordo com o market share, ou seja, quantas televisões estavam sintonizadas na Globo entre todas as ligadas na faixa de horário. Caso contrário, a comparação de pontuações em momentos diferentes destoaria. Um jogo às 19h logicamente dá mais pontos do que após as 23h, quando muitos foram dormir.

 

Mandante Visitante Fase Data Dia Audiência Share
Palmeiras Botafogo Oitavas 28/jun Sábado 21 46%
Palmeiras Chelsea Quartas 04/jul Sexta 27 45%
Inter Miami Palmeiras Fase de grupos 23/jun Segunda 20 40%
PSG Real Madrid Semifinal 09/jul Quarta 22 40%
Flamengo Bayern de Munique Oitavas 29/jun Domingo 22 39%

 

 

As cinco maiores audiências no RJ

A campanha do Fluminense permitiu que o time das Laranjeiras quase igualasse o Flamengo em termos de audiência — o que não acontece em competições nacionais.

 

Os jogos tricolores contra Al-Hilal e Chelsea marcaram, ambos, 32 pontos e 56% de share para a Globo. Em linha com as partidas rubro-negras, exceto perante o Bayern.

 

A título de comparação, nas partidas mais recentes que a emissora transmitiu do Fluminense no Brasileirão, contra Juventude e Atlético-MG, em maio, as audiências haviam sido de 17 e 16 pontos, com 32% e 30% de share. A diferença é evidente.

 

Mandante Visitante Fase Data Dia Audiência Share
Flamengo Bayern de Munique Oitavas 29/jun Domingo 38 60%
Flamengo Chelsea Fase de grupos 20/jun Sexta 32 56%
Fluminense Al-Hilal Quartas 04/jul Sexta 32 56%
Fluminense Chelsea Semifinal 08/jul Terça 32 56%
Los Angeles Flamengo Fase de grupos 24/jun Terça 33 54%

 

 

Na Grande São Paulo, região de referência para o mercado publicitário, cada ponto no Kantar Ibope equivale a 77.488 domicílios e 199.313 indivíduos. Já para o Grande Rio de Janeiro, cada ponto corresponde a 48.836 domicílios e 120.893 indivíduos.

 

Os índices são medidos pelo Ibope com base no método de amostragem. Para este texto, o Sport Insider compilou números publicados no dia a dia pela Máquina do Esporte. Confira a seguir as tabelas com os dados de todos os jogos.

 

São Paulo

 

Mandante Visitante Fase Data Dia Audiência Share
Palmeiras Porto Fase de grupos 15/jun Domingo 21 35%
Botafogo Seattle Sounders Fase de grupos 15/jun Domingo 11 31%
Flamengo Espérance Fase de grupos 16/jun Segunda 17 35%
Botafogo PSG Fase de grupos 19/jun Quinta 19 37%
Palmeiras Al-Ahly Fase de grupos 19/jun Quinta 17 36%
Flamengo Chelsea Fase de Gupos 20/jun Sexta 15 33%
Fluminense Ulsan Fase de grupos 21/jun Sábado 18 34%
Inter Miami Palmeiras Fase de grupos 23/jun Segunda 20 40%
Flamengo Los Angeles Fase de grupos 24/jun Terça 17 35%
Bayern de Munique Benfica Fase de grupos 24/jun Terça 14 30%
Palmeiras Botafogo Oitavas 28/jun Sábado 21 46%
Chelsea Benfica Oitavas 28/jun Sábado 17 33%
Flamengo Bayern de Munique Oitavas 29/jun Domingo 22 39%
PSG Inter Miami Oitavas 29/jun Domingo 14 31%
Fluminense Inter de Milão Oitavas 30/jun Segunda 19 36%
Manchester City Al-Hilal Oitavas 30/jun Segunda 15 33%
Real Madrid Juventus Oitavas 01/jul Terça 16 31%
Borussia Dortmund Monterrey Oitavas 01/jul Terça 15 30%
Palmeiras Chelsea Quartas 04/jul Sexta 27 45%
Fluminense Al-Hilal Quartas 04/jul Sexta 18 37%
PSG Bayern de Munique Quartas 05/jul Sábado 14 35%
Real Madrid Borussia Dortmund Quartas 05/jul Sábado 17 34%
Fluminense Chelsea Semifinal 08/jul Terça 19 38%
PSG Real Madrid Semifinal 09/jul Quarta 22 40%

 

 

Rio de Janeiro

 

Mandante Visitante Fase Data Dia Audiência Share
Botafogo Seattle Sounders Fase de grupos 15/jun Domingo 16 36%
Palmeiras Porto Fase de grupos 15/jun Domingo 21 33%
Flamengo Espérance Fase de grupos 16/jun Segunda 29 50%
Botafogo PSG Fase de grupos 19/jun Quinta 27 46%
Palmeiras Al-Ahly Fase de grupos 19/jun Quinta 20 37%
Flamengo Chelsea Fase de grupos 20/jun Sexta 32 56%
Fluminense Ulsan Fase de grupos 21/jun Sábado 26 44%
Botafogo Atlético de Madrid Fase de grupos 23/jun Segunda 28 48%
Palmeiras Inter Miami Fase de grupos 23/jun Segunda 24 42%
Los Angeles Flamengo Fase de grupos 24/jun Terça 33 54%
Bayern de Munique Benfica Fase de grupos 24/jun Terça 23 35%
Botafogo Palmeiras Oitavas 28/jun Sábado 27 51%
Chelsea Benfica Oitavas 28/jun Sábado 21 39%
Flamengo Bayern de Munique Oitavas 29/jun Domingo 38 60%
PSG Inter Miami Oitavas 29/jun Domingo 18 35%
Fluminense Inter de Milão Oitavas 30/jun Segunda 31 53%
Manchester City Al-Hilal Oitavas 30/jun Segunda 18 36%
Real Madrid Juventus Oitavas 01/jul Terça 21 40%
Borussia Dortmund Monterrey Oitavas 01/jul Terça 15 29%
Fluminense Al-Hilal Quartas 04/jul Sexta 32 56%
Palmeiras Chelsea Quartas 04/jul Sexta 26 47%
Real Madrid Borussia Dortmund Quartas 05/jul Sábado 21 39%
PSG Bayern de Munique Quartas 05/jul Sábado 18 39%
Fluminense Chelsea Semifinal 08/jul Terça 32 56%
PSG Real Madrid Semifinal 09/jul Quarta 27 49%

Newsletter

Receba o melhor do sport business no seu e-mail