Conmebol antecipa venda do ciclo 2027-2030 da Libertadores; entenda processo

18/07/2025 | 08h00
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Foto: Staff Images Woman/Con mebol

 

A Conmebol antecipou a comercialização dos direitos de transmissão da Libertadores, referentes ao ciclo de 2027 a 2030. Em vez de esperar o ano que vem para executar a venda, a confederação começará o processo formal nas próximas semanas.

 

A FC Diez Media é a responsável por organizar a venda. Representantes de emissoras brasileiras estão sendo avisados pela agência de que haverá um roadshow durante agosto, para que eles conheçam os termos. Em setembro, as ofertas serão recebidas. A decisão das vencedoras será tomada em novembro.

 

O modelo adotado para a comercialização será o RFP (request for proposal), no qual emissoras apresentarão propostas com valores e termos em envelopes fechados, sem negociação, seguindo critérios pré-determinados. Não haverá valor mínimo.

 

Há motivo para a escolha desse modelo, usado pela Diez e pela Conmebol nos ciclos de 2019 a 2022 e 2023 a 2026. Por garantir maior previsibilidade e confiabilidade ao processo, o RFP é preferido por empresas de mídia norte-americanas.

 

Embora não publique especificamente os valores de direitos de transmissão em seu balanço, a Conmebol detalha, no documento, o faturamento da Libertadores. Em 2024, a competição gerou US$ 247 milhões para a confederação — R$ 1,5 bilhão, aproximadamente. Este número inclui transmissão, patrocínios, licenças e bilheterias.

 

Em 2022, último ano do ciclo anterior, a receita gerada pela Libertadores havia sido de US$ 203 milhões — cerca de R$ 1 bilhão. A meta para o próximo período, de 2027 a 2030, é conseguir novo aumento.

 

Globo, ESPN, Livemode, Paramount e N Sports são algumas das empresas de mídia que manifestaram interesse na compra dos direitos para o Brasil. Emissoras sul-americanas também estão sendo visitadas pela Diez Media, já neste mês de julho.

 

O processo foi antecipado por causa do planejamento das emissoras que comprarem os direitos, tanto em sentido logístico, quanto comercial. Com mais de um ano de antecedência para ir a mercado, a busca por anunciantes tende a ficar mais fácil.

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