Foto: Divulgação/O Globo
O Globo publica nesta semana uma série de reportagens sobre as torcidas brasileiras, com base em pesquisa contratada pelo jornal junto aos institutos Ipsos e Ipec. Em um dos trechos mais interessantes para o marketing esportivo, o estudo detalha o perfil do torcedor em relação a fanatismo e engajamento.
Quanto ao fanatismo, pesquisadores perguntaram aos entrevistados a intensidade desse sentimento, em uma escala de 0 a 10.
As pontuações refletem a opinião da pessoa sobre si mesma, ou seja, há um grau de subjetividade nas respostas que pode variar muito de acordo com o sujeito. O resultado indica que um terço da população se identifica fanática por seu time.
Muitas dúvidas podem ser levantadas a partir desse ponto, mas a principal delas é: será mesmo que esse cidadão pode ser considerado um fanático?
A saída encontrada pelos pesquisadores foi fazer uma série de perguntas, a seguir, sobre hábitos e sentimentos, não necessariamente ligados a consumo.
Se fanático for alguém que responda “sim” para todas as cinco perguntas, a quantidade de gente é muito menor do que na autoidentificação. Mas a realidade tende a ser mais complicada, pois as respostas variam de acordo com o perfil.
O jornal expôs em reportagem, por exemplo, que jovens costumam usar roupas e acessórios no cotidiano, consomem mais notícias e se abalam com derrotas. Porém, os mais velhos têm maior frequência ao assistir a jogos. A explicação para a diferença está na renda. Veteranos ganham mais e têm mais facilidade para ir ao estádio.
Quem é o fanático
Tendo em mente que o fanatismo é uma questão de autoidentificação, qual é o perfil dessas pessoas? O Globo oferece subsídios nas reportagens desta semana.
De 0 a 10, quanto você se considera fanático por seu time?
Por sexo
Por idade
Por região
Por condição do município
Por renda familiar (salário-mínimo)
Por escolaridade
Por cor e religião
Para quem eles torcem
A pesquisa também organizou as respostas das pessoas em relação ao fanatismo de acordo com o clube que elas torcem. Mas os quadros só puderam ser feitos para Flamengo, Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Vasco, pois para os demais não houve entrevistados em quantidade suficiente para tornar a amostragem segura.
Flamengo
Corinthians
Palmeiras
São Paulo
Vasco
A pesquisa O Globo/Ipsos-Ipec foi realizada entre 5 e 9 de junho de 2025. Foram entrevistadas 2000 pessoas com 16 anos ou mais em 132 municípios brasileiros. Com nível de confiança de 95%, a margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.