Conheça a história de Mino Raiola, um dos empresários mais influentes do futebol

Raiola foi o agente responsável por gerir a carreira de estrelas como Zlatan Ibrahimovic e Paul Pogba


Por Redação

3 de maio de 2022

Mino Raiola

Nascido em Nocera Inferiore, na Itália, Mino Raiola de 54 anos morreu no sábado, após uma longa luta contra a doença. Em uma declaração, a família Raiola disse que ele “lutou até o final com a mesma força que colocou em mesas de negociação para defender nossos jogadores”. 

A família Raiola se mudou para a Holanda e abriu um restaurante, chamado Napoli, em Haarlem, a oeste de Amsterdã. Raiola nunca fez uma pizza em sua vida, mas já serviu mesas e lavou o chão. Ele trabalhava longas horas, fazendo o trabalho sujo, e à medida que envelhecia ele foi sendo encarregado dos livros e das negociações com os fornecedores do restaurante. “Minha especialidade era desatar nós” para conseguir que Napoli fizesse o melhor negócio possível, disse ele. 

O restaurante era sua escola de negócios e universidade de vida, aprendendo sobre empreendedorismo e pessoas em uma idade muito jovem. Quando um cliente encomendou a garrafa mais cara da lista de vinhos, mas não parecia ter condições de pagar, foi dito a Raiola para servi-lo de qualquer maneira. A lição foi: Não subestime ninguém. Era um erro que muitos cometeriam com Raiola. 

Ibrahimovic fez exatamente isso, em Amsterdã, para conhecê-lo pela primeira vez. 

“Tínhamos reservado uma mesa lá, e eu realmente não sabia que tipo de pessoa esperar”, escreveu ele em sua biografia ‘I am Zlatan Ibrahimovic’, “provavelmente algum tipo de cara listrado com um relógio de ouro ainda maior (do que eu)”. Mas quem apareceu? Um rapaz de jeans e uma camiseta da Nike – e aquela barriga, como um dos caras do The Sopranos”. 

A sede da FA holandesa ficava próxima. Um agente italiano que costumava trazer jogadores da Eredivisie para a Série A gostava da comida do cardápio, assim como alguns futebolistas e o proprietário do clube de futebol local, que fariam de Raiola o chefe de sua academia e depois o diretor esportivo. Mal sabiam todos que o cara que enchia os copos de vinho e trazia a conta era um “super-agente” em espera, um dos maiores movimentadores e agitadores que o jogo veria. 

O primeiro acordo que Raiola fez envolveu uma promessa do futebol holandês na época, Bryan Roy, que se transferiu do Ajax para o Foggia em 1992. 

“Ele me telefonou do restaurante”, recorda Pasquale Casillo, ex-proprietário do Foggia, no livro Duas ou Três Coisas que Eu Conheço sobre Ele. “‘Você está pagando quatro bilhões de libras pelo jogador. Eu posso conseguir ele por dois”. E fez exatamente isso, cortando as taxas intermediárias. Ele me colocou em contrato direto com a Associação de Jogadores da Holanda – ele estava registrado com eles. Eu nunca entendi qual era seu título, já que ele servia pizzas. De qualquer forma, ele aparece em Foggia com Roy, como seu intérprete – ou foi o que ele me disse”. 

“Roy, por sua vez, ficou chocado quando percebeu que treinamos em um pedaço de terra no oratório de San Ciro. Você costumava ter que escalar uma parede para entrar. Você consegue imaginar? Ele era um internacional da Holanda que veio do Ajax. Mas ele se acostumou logo”. Graças em parte a Raiola, que se mudou para Puglia, o calcanhar da bota da Itália, com Roy e o levava para o treinamento. “Mino pintou as paredes da minha casa”, lembrou Roy. “Ele não gosta quando eu o lembro disso agora”. 

Raiola foi o arquiteto de Dennis Bergkamp e Wim Jonk fazendo a dupla troca para a Inter do Ajax um ano depois. As expectativas eram altas, particularmente após os sucessos de seus compatriotas Marco van Basten, Frank Rijkaard e Ruud Gullit no Milan. Bergkamp surpreendentemente fracassou e sofreu a comparação com o colega Van Basten, que era conhecido como “O Cisne de Utrecht”. Bergkamp, passou a ser chamado de “A Turquia Fria”. 

Ele mais do que se recuperaria no Arsenal, é claro, como Raiola faria ao trazer Pavel Nedved de Sparta Praga para o Lazio no verão seguinte. “O técnico da Lazio queria um jogador que pudesse driblar como Maradona, correr 17 km por jogo e treinar como um louco. Eu lhe disse: ‘Esse jogador não existe'”. Mas este tcheco de 23 anos, Raiola estava prestes a se mudar para o PSV Eindhoven depois de ajudar seu país a ser finalista na Euro 96, chegou mais perto de se encaixar na conta. Havia apenas um problema: “Ele não sabia como era bom, senão teria ganho a Bola de Ouro três vezes”. 

Nedved tem hoje apenas um desses prêmios em seu manto. Ibrahimovic, o mais famoso de todos os clientes da Raiola, nunca conseguiu os votos para ganhar nem mesmo uma bola de ouro, mas na Itália, você poderia pensar que ele tem 10 bolas de ouro. 

É provável que nenhuma importação estrangeira para a Série A neste século tenha tido o impacto que o atacante sueco teve. 

Raiola também não iria apresentar uma grande mudança em uma bandeja de prata. Ele disse a Ibrahimovic que suas estatísticas eram “porcarias” e que um clube como a Juventus nunca iria assiná-lo, a menos que ele se tornasse sério. Era a hora de largar o Porsche por um FIAT Stilo, vender seus relógios e pendurar o casaco de couro no guarda-roupa. Raiola o empurrou até o limite. “Isso me fez ir”, lembrou Ibrahimovic, “e me fez ter uma mentalidade mais de vencedor”. 

O resultado foi a jogada que ele queria. Ao ver Raiola em calções de impressão havaiana, encharcado em suor depois de se apressar para a reunião que tinham marcado para selar o acordo em Monte Carlo no fim de semana do Grande Prêmio de Mônaco de 2004, o gerente geral da Juventus, Luciano Moggi, perguntou sem hesitar: “Que diabos você está vestindo?” A resposta foi seca, “Você está aqui para conferir como eu sou?” indagou Raiola.  

O reflexo olhando de volta para Raiola nunca o desconfortava, nem mesmo em meio a quedas públicas com Sir Alex Ferguson e Pep Guardiola. Sem medo de defender seus clientes, eles, em sua maioria, o apoiaram independentemente das acusações de ganância, interesse próprio e excesso que culminaram após o retorno de 110 milhões de euros de Paul Pogba ao Manchester United após quatro anos na Juventus. A comissão daquela transferência, revelada pela plataforma de hacking Football Leaks, serviu como uma das motivações para a FIFA endurecer as regras, reintroduzir um sistema de licenciamento e propor um teto que unisse os “super-agentes” do jogo em protesto. 

“Sei de onde venho e sei em que mundo vivo”, disse Raiola ao The Athletic, “e não estou dizendo que trabalho mais do que um trabalhador de mina”. Mas minha sorte é que trabalho em um ambiente, em uma indústria, que se tornou uma indústria multibilionária”. 

“OK, então tenho certeza de que há um agente no ciclismo que trabalha tão duro quanto eu e talvez seja tão bom quanto eu ou melhor, mas seu mundo, o mundo do esporte, sua indústria, é menor”. Portanto, nossos ganhos são um reflexo da importância da nossa indústria e da importância de nossos clientes, como se você fosse um agente do melhor ator do mundo ou o agente de quem eu não sei quem. E as pessoas tiram isso do contexto. 

“Portanto, mais uma vez, não vejo que somos mais criminalizados. Acho que o público sabe agora como é e nós fazemos parte desta indústria, porque se vocês tirassem até vocês no jornalismo, se tirassem o ‘calcio mercato’ (mercado de transferências) que foi criado pelos grandes agentes, então só há futebol no sábado e no domingo. Sobre que diabos vocês escrevem de segunda a sexta-feira (então), pessoal?!  

“Tornou-se parte da indústria do entretenimento que hoje é muito maior do que apenas o jogo, como a indústria do jogo, como o mercado de transferências, etc. Não é um trabalho fácil! É um trabalho fantástico. Não é um trabalho fácil. E sim, estar em um ambiente altamente monetizado lhe dá este tipo de dinheiro, mas você não critica as pessoas que na bolsa de valores ganham muito dinheiro porque bilhões ficam entre suas mãos. Isso é uma parte do que eles estão fazendo”. 

Qualquer que fosse a indignação com as vastas quantias de dinheiro que ele foi percebido para tirar do jogo, qualquer que fosse a desconexão entre um superagente como Raiola e o público, a empatia que ele foi capaz de causar com algumas das próximas grandes coisas no futebol permaneceu intacta. Basta considerar nomes como Erling Haaland, Matthijs de Ligt, Gianluigi Donnarumma e Ryan Gravenberch, para citar apenas alguns.