O atacante holandês Memphis Depay, foi apresentado aos fãs do Corinthians após assinar um contrato de dois anos com o clube. Na apresentação, o jogador que conheceu o país no período que disputou a Copa do Mundo de 2014, afirmou que o Brasil é um dos principais centros do futebol e que crianças no mundo todo se inspiram na cultura brasileira.
A mudança de rumo na carreira do jogador chamou atenção da mídia holandesa, mas também despertou curiosidade em admiradores no continente africano, mais especificamente em Gana, país de forte apelo sentimental para Depay.
Características de Gana
Gana é frequentemente elogiada como um modelo de democracia na África. Desde 1992, tem recebido elogios de várias fontes por sua postura democrática. Embora tenha enfrentado desafios inicialmente, a democracia de Gana parece ter se solidificado após a conclusão de oito eleições, algumas das quais envolveram uma transferência de poder dos governos em exercício para partidos de oposição.
O país teve uma história problemática pré e pós-independência e experimentou vários mecanismos de governança. Isso demonstra que, em vez dessas turbulências terem se tornado um impedimento ao crescimento do país, elas se tornaram um ponto de referência para o que é geralmente percebido como indesejável na sociedade ganesa.
Desafios sistêmicos, incluindo corrupção e má gestão econômica, aprofundaram a desigualdade no país, como é evidente nas disparidades de padrão de vida entre áreas rurais e urbanas e na divisão norte/sul. O governo, juntamente com outras partes interessadas, desenvolve políticas sustentáveis para enfrentar esses desafios.
+ Leia também:
– Depay é o jogador mais bem pago do futebol brasileiro
– O impacto das contratações de grandes estrelas no futebol
Memphis Depay e Gana
O novo reforço do Corinthians tem uma forte conexão com Gana por meio de seu pai ganês. Em entrevista, Depay enfatizou o imenso orgulho que sente por sua herança Ashanti, uma revelação que impactou profundamente sua vida pessoal e profissional.
O atleta revelou que sua jornada para se reconectar com sua ancestralidade ganesa começou aos 23 anos, apesar de ter visitado Gana brevemente quando tinha apenas dois anos de idade. Criado principalmente na Holanda e enfrentando desafios pessoais significativos, incluindo crescer com a ausência do pai, os primeiros anos de Depay foram moldados pela resiliência e autodescoberta.
Durante suas visitas a Gana, Depay descobriu os contrastes gritantes dentro do país, testemunhando tanto a beleza quanto os desafios que seu povo enfrenta. O compromisso do atleta em ajudar comunidades ricas e pobres no país destaca sua dedicação em usar seus dons e plataforma para mudanças positivas.
Memphis Foundation
A Memphis Foundation trabalha para capacitar jovens surdos e cegos e fortalecer comunidades que apoiam esses jovens por meio do poder dos esportes e da música. O projeto imagina um mundo no qual os jovens surdos e cegos podem participar plenamente e são completamente bem-vindos em sua comunidade.
A fundação garante que esses jovens tenham acesso à educação, possibilitando uma perspectiva de futuro melhor, independentemente de conseguir uma carreira no esporte. Em parceria com outras iniciativas locais, também acontece o investimento no desenvolvimento do futebol para cegos em Gana, capacitando treinadores de futebol para cegos, criando times possibilitando a infraestrutura necessária.
Notícias relacionadas
Os Jogos de Paris 2024: a expansão da visibilidade e do legado olímpico
3 de outubro de 2024