Em um coquetel realizado no dia 21 de janeiro, o Maracanã apresentou as novidades da temporada de 2020 para patrocinadores e permissionários de camarotes. O evento, que teve o jornalista Paulo Vinícius Coelho como mestre de cerimônias, contou com as presenças de representantes do Flamengo e do Fluminense, que assumiram a gestão do estádio em abril do ano passado e apostam na concessão do estádio pelos próximos 35 anos, além de Zico e o ex-goleiro Paulo Vitor, dois ídolos históricos dos clubes.

Aniversário de 70 anos e Libertadores

O ano de 2020 é muito especial para o Maracanã. O estádio completa 70 anos de existência e, ainda por cima, será o palco da final da Taça Libertadores, com a possibilidade de ter um time carioca na partida, uma vez que o Flamengo, atual campeão da competição, está na disputa novamente.

Tecnologia e comodidade para os parceiros do estádio

Entre as novidades apresentadas estão uma testeira de led de 144 metros em alta definição. Patrocinadores e permissionários terão preferência e desconto no uso do espaço para exposição de suas marcas. E a empresa irá trabalhar com diferentes pacotes: Anual (com 30% de desconto), Semestral (com 15% de desconto) e Por Jogo (Sem desconto).

A partir de fevereiro, uma nova rede Wi-Fi trará mais serviços e comodidades para os convidados dos Camarotes, do Maracanã Mais e para o setor de Imprensa. Além disso, o acesso aos camarotes do estádio não serão mais feitos por ingresso físico. Pensando na comodidade dos convidados, o estádio passará a usar QR Code para essa finalidade.

2019: um ano de sucesso

Além dos planos para 2020, foi apresentado um balanço com números do estádio no ano de 2019. De acordo com Severiano Braga, Gerente de Operações de Estádios do Flamengo e Diretor Geral do Maracanã, o primeiro ano de gestão da parceria Fla-Flu pode ser considerado altamente positivo.

“Eu avalio que foi um ano de sucesso para o Maracanã. Um ano em que, pela primeira vez, Flamengo e Fluminense assumiram a gestão do estádio e mostraram que têm competência para gerir bem o templo do futebol. Queremos manter o que se conquistou e, passo a passo, trabalhar para um estádio melhor”, diz Severiano. “Quanto a concessão existe um processo de PMI (Procedimento de Manifestação de Interesse) em andamento, do qual estamos participando. Este processo irá definir qual modelo de concessão para os próximos trinta e cinco anos. O prazo de entrega do PMI é abril de 2020. E após avaliação do governo estadual, o edital será lançado no mercado”, explicou o executivo.

Severiano Braga, Diretor Geral do Maracanã

Números da temporada passada

Na temporada de 2019, o Maracanã recebeu um total de 2,8 milhões de espectadores em 73 jogos de clubes. Dos 30 maiores públicos do Brasil em 2019, nada menos que 25 foram registrados no estádio, que também recebeu outros 190 mil torcedores nos cinco jogos que sediou pela Copa América.

O número de torcedores apenas em jogos de clubes é muito maior do que os quatro estádios usados pelos grandes clubes de São Paulo, que fecham o Top 5 dos maiores públicos. A Arena Corínthians vem na segunda colocação, com 1,2 milhão de espectadores. O Allianz Parque, do Palmeiras, vem em terceiro, com 788 mil. Seguido do Morumbi, com 714 mil e a Vila Belmiro, com 213 mil.

O Maracanã foi o estádio que mais recebeu jogos de clubes em 2019 (73). Em segundo lugar vem o Castelão, em Fortaleza (CE), com 63. E muito longe, em terceiro, está a Arena da Baixada, em Curitiba (PR), com 37, empatada com a Arena Corínthians, em São Paulo (SP). Fechando o Top 5 aparece o Beira-Rio, em Porto Alegre (RS), com 36.