Notícias

Ligas adotam o dispositivo de realidade mista da Apple

O dispositivo Vision Pro da Apple permite que a mídia digital imersiva seja integrada ao mundo real, mas ainda levanta questões

A Apple está dando outro grande salto tecnológico, apresentando o seu novo fone de ouvido de realidade mista, o Vision Pro. E não é de surpreender que várias ligas esportivas tenham mudado rapidamente para criar aplicativos para fones de ouvido e aproveitar as vantagens dessa nova plataforma, que busca promover a noção de “computação espacial”, mas junto com a excitação surge uma série de questões urgentes.

A MLB, a NBA e o PGA Tour estiveram entre as ligas pioneiras num dispositivo que permite a integração de meios digitais imersivos com o mundo real – uma diferença fundamental em relação à natureza mais isolada da maioria das aplicações de realidade virtual. As ofertas esportivas do Vision Pro incluirão jogos ao vivo e de arquivo em resolução 4K, estatísticas interativas e visualizações de dados tridimensionais aprimoradas – tudo controlado com rastreamento ocular, reconhecimento de fala e gestos manuais.

“O desempenho de novos dispositivos como este simplesmente desbloqueia um novo conjunto de experiências que se tornam possíveis”, disse Jamie Leece, vice-presidente sênior de jogos e VR da MLB, ao Front Office Sports. “O Vision Pro é muito mais poderoso do que os dispositivos anteriores e nos deu mais potência para fazer coisas maiores.”

Apesar da capacidade do Vision Pro de combinar realidades reais e virtuais em uma única experiência, a tecnologia ainda encontra muitos dos mesmos problemas que dificultaram os esportes em VR durante anos, principalmente um conflito com a interação social inerente à exibição de jogos ao vivo. Muitas das ligas já ativas no Vision Pro estão trabalhando em experiências sincronizadas nas quais dois usuários de fones de ouvido geograficamente separados podem assistir juntos a um jogo ao vivo. Mas a visualização em grupo de jogos em um ambiente do mundo real ainda será um desafio com o novo dispositivo da Apple, e não apenas por causa do alto preço.

“Se você e eu estivéssemos juntos no mesmo espaço e quiséssemos assistir a alguma coisa, beisebol ou outro, não sei se escolheríamos ambos colocar um fone de ouvido, mesmo que tivéssemos a sorte de ter dois Vision Pros”, declarou Leece.

Artigos Recentes

NBA 2025: queda de audiência na temporada regular e o inesperado salto dos playoffs

Uma análise aprofundada sobre as tendências de audiência e os desafios da liga de basquete…

% dias atrás

SIR #32: PSG – do fracasso ao estrelato

Nesta edição do Sport Insider Review, vamos falar do Paris Saint-Germain. Comandado por Luis Enrique,…

% dias atrás

As transferências mais lucrativas da temporada atual

Kylian Mbappé lidera a lista de jogadores com maior potencial de valorização após transferências recentes,…

% dias atrás

Propriedade multiclubes na Espanha: estratégias e impactos

A propriedade multiclubes está transformando o cenário do futebol espanhol, oferecendo novas oportunidades estratégicas e…

% dias atrás

Todo mundo está assistindo a esportes femininos, mas por que não apostam nelas?

Se as apostas construíram o fã de esportes moderno, por que estamos deixando metade do…

% dias atrás

Los Angeles 2028: cerimônia de abertura promete inovação

A cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028 será dividida entre dois…

% dias atrás