Notícias

Flamengo arrecadará mais de R$ 200 milhões com patrocínios em 2024

Entenda como o clube carioca superou as dívidas para se tornar uma potência do futebol brasileiro

11 de abril de 2013. Foi nesse dia que o presidente Eduardo Bandeira de Mello descobriu um rombo de R$ 750,7 milhões nos cofres do Flamengo. Desse valor, 52,48% eram referentes a impostos não pagos. Em uma fatia menor, havia também dívidas trabalhistas, pagamentos judiciais atrasados e um montante reservado para cobrir futuras despesas com condenações.

Pode parecer surreal de se pensar nos dias de hoje, mas a torcida do Flamengo já estava acostumada com esse caos financeiro. Mesmo sendo um dos clubes de maior poder midiático do Brasil, as gestões anteriores beiravam o amadorismo. Bandeira de Mello compreendia essa situação e, assim que assumiu a presidência no ano anterior, traçou um plano conservador: cortar gastos, usar a criatividade para reforços e buscar contratos de patrocínio. O importante naquele momento era equacionar as dívidas e pavimentar o caminho para o sucesso.

Os flamenguistas apoiaram o discurso e tiveram paciência com o desempenho esportivo do clube. De 2012 a 2018, o clube conquistou apenas dois Campeonatos Cariocas e uma Copa do Brasil. Por outro lado, comemorou a construção do tão sonhado CT e também a redução de sua dívida para R$ 455 milhões, possibilitando que Rodolfo Landim herdasse um clube com receitas em alta, dívidas controladas e R$ 100 milhões para investir em reforços.

A era vitoriosa de Rodolfo Landim

Sob a direção de Landim, o Flamengo conquistou 12 títulos em um período de cinco anos (Créditos: Raul Sifuentes/Getty Images)

Com uma receita de R$ 538 milhões – incrementada com as vendas de joias da base como Lucas Paquetá e Vini Jr – o Flamengo foi agressivo no mercado no início de 2019. Além da surpreendente contratação de Giorgian De Arrascaeta, o clube anunciou o zagueiro Rodrigo Caio e os atacantes Bruno Henrique e Gabigol, este último por empréstimo da Inter de Milão. Na janela do meio do ano, foi a vez de acertar com outros grandes nomes, como Rafinha, Filipe Luís e Gerson.

O investimento deu certo e o Flamengo conquistou a inédita tríplice coroa – Campeonato Carioca, Brasileirão e Libertadores. A partir desse momento, todos já conhecem a história. O clube carioca tornou-se uma potência do futebol brasileiro, impressionando pelo seu poderio financeiro e esportivo, e chamando a atenção de marcas nacionais e internacionais.

Quanto o Flamengo arrecada anualmente com patrocínios?

Recentemente, o Flamengo fechou uma parceria com a TNT Sports Drink. A marca não terá espaço no uniforme, mas será estampada em bolsas de massagem, coolers e materiais de campo. Pedro será o garoto-propaganda da bebida (Créditos: Flamengo)

No último balanço financeiro divulgado pelo Flamengo – referente à temporada de 2023 – o clube arrecadou mais de R$ 1 bilhão pelo terceiro ano consecutivo. A dívida, que era de R$ 227 milhões, caiu para R$ 48 milhões, com a gestão do clube pagando 79% dela em um ano. Desse montante bilionário que os cariocas arrecadam, R$ 262 milhões são oriundos de patrocínios. Veja a lista completa abaixo:

Créditos: Nathalia Teixeira

Artigos Recentes

Se times esportivos podem bancar lojas conceituais, por que não conseguem acertar no social commerce?

Eles gastam milhões em aluguel, mas relutam em investir em vendas instantâneas

% dias atrás

Kits de sócio-torcedor: a nova estratégia para engajar e fidelizar fãs

Com logística aprimorada e novas tecnologias, a entrega de kits para sócios está se tornando…

% dias atrás

TV perde protagonismo para streaming e se torna segunda tela

Relatórios recentes da Nielsen indicam que a TV tradicional está perdendo espaço de maneira acelerada…

% dias atrás

EuroLeague x NBA: a disputa pelo futuro do basquete europeu

Em meio a disputas e a expansão global da NBA, o basquete europeu está em…

% dias atrás

Serie A e Reddit: entenda a inédita parceria para engajar torcedores

Liga italiana se torna a primeira grande parceira europeia da plataforma de mídia social e…

% dias atrás

A batalha pelos direitos de transmissão no brasil

Libra vs. Liga Forte União: uma nova divisão do futebol brasileiro redefine o mercado de…

% dias atrás