Mundo

FIFA aumenta valor pago a clubes pela liberação de jogadores para a Copa do Mundo

Como parte do novo acordo entre Associação de Clubes Europeus (ECA) e a FIFA, o valor pago aos clubes será de US$ 355 milhões em 2026 e 2030

Como parte de um novo acordo com a Associação de Clubes Europeus (ECA), a FIFA aumentou o valor pago aos clubes pela liberação de jogadores para a Copa do Mundo. Com o novo valor total de US$ 355 milhões, clubes de todo o mundo garantiram um aumento impressionante de 70% na premiação referente à participação na Copa do Mundo para os torneios de 2026 e 2030 – para a Copa do Mundo de 2022 no Qatar, o valor combinado foi de US$ 209 milhões.

A mudança foi anunciada como um dos principais componentes incluídos em um novo Memorando de Entendimento (MoU) entre a FIFA e a Associação Europeia de Clubes, acordado na assembleia anual da ECA em Budapeste. O aumento de 70% leva em conta o aumento de 50% no número de jogadores na Copa do Mundo de 2026, que será a primeira com 48 seleções ao invés de 32.

“Estamos muito satisfeitos por ter assinado este acordo histórico”, declarou o presidente da ECA, Nasser Al-Khelaifi. “O MoU reconhece o papel central dos clubes no futebol globalmente e garante que eles sejam devidamente representados na tomada de decisões sobre questões que os afetam.”

A FIFA e a ECA também trabalharão juntas em um Mundial de Clubes reformulado, com 32 times, a ser disputada a cada quatro anos a partir de 2025. Garantir a cooperação com a Europa, que inicialmente se opôs à expansão, foi essencial para Infantino.

“Ter o novo calendário internacional de jogos aprovado pela ECA fornece o equilíbrio necessário entre o futebol de clubes e seleções. Temos projetos empolgantes pela frente, incluindo a nova Copa do Mundo de Clubes da FIFA em 2025 e a nova Copa do Mundo de Clubes Femininos da FIFA”, disse Infantino.

Artigos Recentes

O que uma concessionária de automóveis do Canadá pode nos ensinar sobre a construção de uma marca esportiva?O que uma concessionária de automóveis do Canadá pode nos ensinar sobre a construção de uma marca esportiva?

O que uma concessionária de automóveis do Canadá pode nos ensinar sobre a construção de uma marca esportiva?

Movendo metal com a ajuda do hip-hop old school e do TikTok; uma mistura inusitada,…

% dias atrás
Serie A: Milan e Inter de Milão estudam a possibilidade de vender mandos de campo para a AustráliaSerie A: Milan e Inter de Milão estudam a possibilidade de vender mandos de campo para a Austrália

Serie A: Milan e Inter de Milão estudam a possibilidade de vender mandos de campo para a Austrália

Com o San Siro indisponível por causa dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2026, proposta…

% dias atrás
Real Madrid é o clube mais valioso do mundoReal Madrid é o clube mais valioso do mundo

Real Madrid é o clube mais valioso do mundo

Após figurar na 47ª colocação no levantamento anterior, Flamengo fica de fora; impulsionada por Messi…

% dias atrás

Barcelona FC pós-Messi: crise e reestruturação do clube

A despedida de seu maior ídolo mergulhou o Barcelona em uma crise sem precedentes —…

% dias atrás

Como será a Seleção Brasileira de Carlo Ancelotti?

Com contrato até o fim da Copa do Mundo 2026, Ancelotti assume o comando da…

% dias atrás

Indústria global do esporte fatura US$ 170 bilhões em 2024

Maioria das propriedades esportivas viu receita crescer, com destaque para grandes eventos como a Euro…

% dias atrás