O Sport Insider organizou na quinta-feira, 5 de junho, o 1º Prêmio de Governança do Esporte Brasileiro. Em parceria técnica com a EY, foram avaliados os balanços de clubes e federações de futebol e confederações olímpicas, além de requisitos básicos relacionados à governança.
No futebol, as notas mais altas foram atribuídas a Palmeiras, Flamengo, Fortaleza, Goiás e Vitória. Essas entidades pontuaram em questões como publicação do balanço, abertura das informações necessárias para análise financeira e inexistência de ressalvas do auditor externo.
Na categoria de federações e confederações, as cinco melhores foram Comitê Olímpico do Brasil (COB), Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN), Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) e Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA).
A participação das associações e empresas não foi voluntária, ou seja, elas não tiveram de se cadastrar para que fossem avaliadas. O Sport Insider considerou as publicações de demonstrações contábeis e financeiras, bem como itens de governança em site próprio, como o estatuto social.
A escala foi determinada de 0 a 10, e clubes e federações sobem à medida que marcam “sim” ou “não” para perguntas objetivas. Por exemplo: a publicação do balanço dentro do prazo legal — 30 de abril do ano seguinte, conforme rege a Lei Pelé — vale dois pontos. Outros itens, que dizem respeito ao detalhamento dos números, complementam com pontuações distintas.
Os premiados foram reconhecidos no Salão Nobre do MercadoLivre Arena Pacaembu, na noite de quinta, para cerca de 100 convidados. Estiveram presentes membros da imprensa e do mercado. O evento também teve o apoio da Brahma.
Após o evento, os clubes e as confederações celebraram as boas colocações no ranking com notas em seus sites oficiais. Confira a repercussão nos links a seguir:
O Sport Insider não tem como objetivo gerar concorrência entre os primeiros colocados, um disputa por casas decimais, e sim oferecer o incentivo para que entidades esportivas pouco transparentes e confiáveis empreguem esforços nesse sentido. Essa é uma contribuição valiosa para todo o mercado.