Saiba mais sobre alguns dos esportes mais estranhos praticados ao redor do mundo, como corridas de caracóis
(Foto: Flickr)
Quando se fala em esportes, é natural que nos venha em mente modalidades como futebol, basquete, vôlei, tênis, entre outros esportes presentes no dia a dia do brasileiro. Entretanto, existem diversos esportes que nem se quer conhecemos, o que pode nos fazer achá-los extremamente estranhos. Nesse texto, serão apresentados alguns dos esportes mais estranhos do mundo (aos olhos dos brasileiros).
O esporte surgiu na Idade Média no País Basco (atualmente, norte da Espanha e sudoeste da França) e se espalhou por diversos países ao redor do mundo, inclusive o Brasil.
O jogo se consiste em rebater uma bola contra uma parede ou contra uma equipe adversária, podendo tocar uma vez no chão antes de ser rebatida novamente. Para isso, existem diferentes maneiras de se praticar a Pelota Basca, sendo elas:
As diferentes maneiras são apresentadas nas imagens abaixo:
O esporte, apesar de pouco conhecido ainda, vem se destacando e ganhando notoriedade. Prova disso é a recente inclusão do esporte nos Jogos Pan-Americanos de 2023, disputado em Santiago no Chile. O Brasil foi representado na competição pelo atleta Filipe Otheguy, que conquistou uma medalha de bronze para o país na modalidade Frontball.
A corrida de caracóis é um esporte peculiar que tem raízes em tradições folclóricas e festivais ao redor do mundo. Originária de festivais em vilarejos em regiões específicas do mundo, essa peculiar competição ganhou popularidade ao transformar um animal conhecido por sua lentidão em uma estrela de corrida.
Ao longo do tempo, a corrida de caracóis evoluiu para competições mais estruturadas, com eventos específicos dedicados a essa prática. Algumas regiões desenvolveram até mesmo campeonatos anuais, nos quais entusiastas se reúnem para assistir a caracóis competindo em pistas especialmente projetadas. O maior campeonato desse esporte é o Mundial de Corrida de Caracóis, realizado desde 1960. Estes eventos muitas vezes têm categorias, incluindo diferentes espécies de caracóis e até mesmo corridas temáticas.
As regras da corrida de caracóis podem variar, mas geralmente incluem uma pista marcada, onde os participantes colocam seus caracóis no ponto inicial e aguardam ansiosamente enquanto os moluscos se movem lentamente em direção à linha de chegada. Algumas competições introduzem obstáculos para aumentar a complexidade e o suspense, tornando a corrida ainda mais imprevisível.
Diferentemente das demais corridas de animais, nessas competições os caracóis não são treinados e nem estimulados a correr pelo trajeto traçado, mantendo a imprevisibilidade e autenticidade desse esporte incomum. Além disso, em sua maioria, os caracóis são devolvidos à natureza após serem exibidos nas lentas corridas.
O vencedor costuma levar honrarias simbólicas como forma de premiação. A competição, de forma geral, e a premiação dos campeonatos evidenciam como uma tradição simples pode progredir e se tornar um evento esportivo, trazendo alegria e diversão aos competidores e aos espectadores.
Evento tradicional na Inglaterra, “The Cooper’s Hill Cheese Rolling Race” começou a ser praticado por volta do século XIV. O esporte consiste em jogar morro abaixo um queijo Gloucester, com cerca de 4 quilos, envolto por uma capa de madeira. O objetivo, é correr atrás do queijo e capturá-lo. Teoricamente, a ideia seria pegar o queijo, porém, como é muito difícil devido a sua velocidade atingida, quem chegar alcançar a linha de chegada primeiro, ganha o queijo. Todo ano, é realizado no mês de maio, na região de Cooper’s Hill.
Por Kaique Salvato e João Vitor Assunção
Executivo da liga afirma que competição poderá incluir clubes existentes, novas franquias e até times…
Ferramentas da Adobe serão usadas por todas as 32 franquias da liga para produção de…
Iniciativa transforma o game em plataforma de transmissão esportiva; primeira partida será entre LA Galaxy…
Com elenco jovem, reforços pontuais e estilo de jogo definido, Paris Saint-Germain volta à decisão…
Nesta edição do Sport Insider Review, vamos falar da BePass, startup brasileira que se consolidou…
Liga criada pelo rapper Ice Cube está em transição para um modelo baseado em localização…