Não é só nos gramados que o Brasileirão 2025 será muito disputado. Na temporada que marca o retorno de Neymar Jr. ao futebol brasileiro após 12 anos, o torneio será transmitido por oito plataformas diferentes. Um leque de opções que só foi possível graças à criação da Lei do Mandante
Embora tenha sido sancionada em 2021, a Lei do Mandante entrou em vigor apenas este ano. Com ela, os clubes puderam negociar individualmente os direitos de transmissão das 19 partidas que disputarão em casa no Brasileirão 2025. No entanto, para facilitar os acordos com os veículos de comunicação, os times optaram por se dividir em dois grupos distintos.
Entenda a divisão dos direitos de transmissão do Brasileirão 2025

A Libra foi fundada em maio de 2022 por sete clubes: Bragantino, Cruzeiro, Corinthians, Flamengo, Palmeiras, Santos e São Paulo. Desde então, o grupo passou por adesões, divergências e saídas, e atualmente conta com 17 equipes. Entretanto, na Série A do Brasileirão 2025, apenas nove clubes fazem parte do bloco: Atlético-MG, Bahia, Grêmio, Vitória e os remanescentes Bragantino, Flamengo, Palmeiras, Santos e São Paulo.
A Libra tem um contrato assinado com o Grupo Globo até 2029. Dessa forma, os jogos desses nove clubes serão transmitidos exclusivamente na TV aberta e nos canais fechados da empresa – SporTV e Premiere. Já a Liga Forte União – criada em julho de 2023 por clubes que se opuseram à proposta da Libra – fechou um acordo com a Record, Cazé TV, Prime Video e também com o Grupo Globo. Atualmente, a LFU conta com 27 equipes, incluindo 11 da Série A: Botafogo, Corinthians, Ceará, Cruzeiro, Fluminense, Fortaleza, Internacional, Juventude, Mirassol, Sport e Vasco.
Como ficaram as transmissões do Brasileirão 2025
- Grupo Globo (TV Aberta, SporTV e Premiere): 9 jogos por rodada, sendo 8 exclusivos.
- Grupo Record (TV aberta, R7.com e PlayPlus) e Cazé TV (YouTube): 1 jogo por rodada, também exibido no Premiere.
- Prime Video (Streaming): 1 partida exclusiva por rodada.
Na 1ª rodada do Brasileirão 2025, por exemplo, apenas quatro clubes da Liga Forte União jogarão em casa:
- Vasco x Santos;
- Cruzeiro x Mirassol;
- Fortaleza x Fluminense;
- Juventude x Vitória.
Dessas partidas, o Prime Video poderá escolher uma para transmitir com exclusividade. Já o Grupo Record e a Cazé TV precisarão entrar em consenso com o Grupo Globo antes do início da rodada para definir qual jogo exibirão.