Paris 2024 recolocou a França no centro dos assuntos mundiais, mas os desafios permanecem com uma política interna turbulenta
(Créditos: Nathália Teixeira)
Mais de 4,5 milhões de pessoas se aglomeraram para assistir a telões gigantes em fan zones e eventos comunitários gratuitos em toda a França nas últimas duas semanas, enquanto o país aclama esses Jogos como um sucesso monumental.
As Olimpíadas de Paris quebraram recordes não apenas em vendas de ingressos, 9.4 milhões, mas também em números de audiência na TV. A cerimônia de abertura foi o evento de TV mais assistido na história francesa, com mais de 24 milhões de espectadores. A França também superou as expectativas no quadro de medalhas, graças às medalhas de ouro em esportes que vão de esgrima e judô a surfe e corrida de BMX.
Mas talvez a maior vitória tenha sido o fator de bem-estar olímpico. O país está no auge da alegria e união após o clima tenso causado pelo período eleitoral pouco antes dos Jogos.
Mais do que os belos cenários da Torre Eiffel, o legado olímpico e o impacto duradouro desse fator de bem-estar serão vistos nos subúrbios de Paris, em lugares como Saint-Denis. É nesses bairros que os únicos novos edifícios permanentes foram construídos, a vila olímpica e o centro aquático. Os Jogos prometeram acelerar a regeneração no departamento mais amplo de Seine-Saint-Denis, um dos mais pobres da França, cuja população jovem e multiétnica historicamente enfrentou discriminação, mas agora é vista como um dos maiores grupos de talentos, de startups a esportes.
Paris 2024 tem como objetivo promover uma conexão profunda entre Paris e seu público global e elevar a imagem da cidade para corresponder às suas aspirações olímpicas. Cada Jogos Olímpicos e Paralímpicos tem um design que reflete a cidade-sede e a sociedade da época. Quando a marca para Paris 2024 foi projetada, a ambição era criar mais do que apenas uma marca esportiva.
Paris 2024 tem como objetivo promover uma conexão profunda entre Paris e seu público global e elevar a imagem da cidade para corresponder às suas aspirações olímpicas.
Pierre de Coubertin acreditava na combinação de corpo e mente, vendo a mistura de esportes e arte como uma pedra angular do ethos olímpico. Foi inspirado pelos gregos antigos, que celebravam a excelência física e artística.
Para 2024, o legado de Coubertin foi evocado em competições de artes como o “Pentatlo das Artes” no Palácio de Versalhes e iniciativas semelhantes no Museu Nacional de Esportes Francês em Nice. Cerca de 1.000 cidades francesas participaram da Olimpíada Cultural, que promove eventos culturais com tema olímpico.
A França há muito tempo entende o potencial das Olimpíadas como uma ferramenta de soft power, sem dúvida tornando-a um dos primeiros exemplos modernos desse conceito. Soft power se refere à capacidade de um país de influenciar outros por meios culturais ou ideológicos em vez de força militar.
Os Jogos de Paris de 1924 foram as primeiras Olimpíadas modernas a usar mídia e propaganda para projetar prestígio nacional. O governo francês usou jornais, rádio e até recursos militares para transmitir os Jogos, estabelecendo um centro de imprensa no estádio pela primeira vez.
Em um movimento pioneiro, a França criou um Sports Bureau dentro do Ministério das Relações Exteriores francês em 1920. Esta iniciativa marcou a primeira vez que burocratas foram recrutados para promover interesses nacionais por meio do esporte.
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