Os Dallas Cowboys se tornaram a primeira franquia esportiva a ser avaliada em mais de US$ 10 bilhões, se mantendo como a mais valiosa da NFL
(Créditos: Nathália Teixeira)
O Dallas Cowboys, da National Football League (NFL), podem não ter vencido um Super Bowl desde 1996, mas isso claramente não afetou o seu valor comercial. De acordo com o mais recente levantamento da Sportico sobre o valor das franquias da NFL, os Cowboys aumentaram a sua avaliação em 12% na última temporada, atingindo o valor recorde de US$ 10,32 bilhões.
Os Cowboys lideram uma liga que causa inveja em todas as outras propriedades esportivas do mundo, graças ao seu modelo econômico que tem escaladores de receita embutidos e fortes controles de custos. O Sportico falou com mais de 30 donos de equipes, executivos, investidores, banqueiros, consultores e advogados no mês passado para avaliar a saúde da NFL. Segundo o portal, o valor médio de uma franquia da liga é de US$ 5,93 bilhões — um aumento de 15,4% em relação ao ano passado.
As 32 franquias valem coletivamente US$ 190 bilhões, incluindo negócios relacionados à equipe e imóveis mantidos pelos proprietários. O Cincinnati Bengals é o menos valioso, com US$ 4,71 bilhões — o que ainda representa um valor que apenas 15 equipes não pertencentes à NFL em todo o mundo valem, de acordo com o Sportico. Além disso, a NFL está perto de mudar suas regras para permitir que empresas de private equity adquiram participações em franquias, o que deve aumentar as avaliações em um ritmo ainda mais rápido.
+ Leia também:
– Receita da NFL atinge US$ 13 bilhões em 2023
– NFL no Brasil: entenda o fenômeno
Os Cowboys operam em uma escala diferente de qualquer outro time da NFL. A franquia gerou uma receita estimada de US$ 1,2 bilhão em 2023, 50% maior do que o time número 2 (Los Angeles Rams) e o mais alto da história dos esportes, um pouco à frente do Real Madrid, com US$ 1,16 bilhão arrecadado durante a temporada vitoriosa em 2023/24.
Jerry Jones, dono dos Cowboys, revolucionou a forma como os times da NFL abordavam patrocínios, licenciamento, estádios, hospitalidade e imóveis; a liga controlava quase todo o inventário de patrocinadores antes de Jones desafiar as regras. Os Cowboys tiveram aproximadamente US$ 250 milhões em receita de patrocinadores no ano passado, que impulsionou a avaliação do Dallas Cowboys e manteve a franquia no topo da lista das mais valiosas da NFL. Confira abaixo as 10 franquias mais valiosas da NFL em 2024.
O levantamento da Sportico leva em consideração a avaliação da franquia da NFL, derivada de métricas pelas quais as transações de times de futebol ocorrem, incluindo agregação de receitas locais e nacionais e fatoração em um multiplicador específico da equipe.
O futebol brasileiro voltou a figurar entre os melhores do mundo — desta vez, debaixo…
Bloqueios de streaming, timing ruim e uma mentalidade de distribuição ultrapassada estão atrasando o esporte;…
Dividido em duas noites, o maior evento de luta livre do mundo fará sua estreia…
Franquias receberam autorização da liga para operar no mercado brasileiro; dupla se junta a Miami…
Após dominar as arquibancadas no Catar e nos EUA, torcida argentina promete transformar o novo…
Uma análise dos impactos após um ano e meio do craque argentino, Lionel Messi, no…